Descrição de chapéu Obituário Amaury Guedes (1934 - 2020)

Mortes: Misturou suas emoções ao trabalho e à filosofia de vida

Aeronauta, em 1960, Amaury Guedes sobreviveu a um acidente aéreo

São Paulo

O aeronauta aposentado Amaury Guedes não gostava de cães até conhecer o vira-lata Dog. Ele e o gato Oba, que chegou à família um tempo depois, foram adotados pela filha, a jornalista Denize Ramos Guedes, 40.

Os dois viraram seu coração de ponta cabeça e entraram para o "top five" dos preferidos.

Denize lembra com carinho a frase que o pai adotara como filosofia de vida: Quem quer, cria recursos; quem não quer, cria desculpas.

Amaury Guedes (1934-2020)
Amaury Guedes (1934-2020) - Arquivo pessoal

Amaury a encontrou em um dos muitos livros de estudo de inglês, mas atribuía a fala ao norte-americano Abraham Lincoln, presidentes dos EUA no século 19.

Amaury aprendeu inglês sozinho e depois estudou japonês. Nascido em Rosário do Sul (RS), tinha 12 irmãos e logo começou a trabalhar.

Ainda criança vendia amendoim, doces e pasteis que a mãe fazia. Entre as vendas, oferecia serviços de engraxate.

Ao completar 18 anos, serviu ao Exército e, dispensado, ingressou na Varig. Viveu alegrias e emoções. Em 1960, sobreviveu a um acidente em Pelotas (RS) após problemas na decolagem para Porto Alegre.

Como radioperador de voo, integrou a equipe de dois candidatos à presidência da República, que à época faziam campanha pelo Brasil em aviões da companhia: general Lott e João Goulart.

"A primeira TV meu pai comprou com o dinheiro que ganhou de Jango em agradecimento ao trabalho na campanha", diz Denize.

Da Varig saiu aposentado, e depois se dedicou à luta dos colegas que tiveram problema após falência da empresa.

Amaury Guedes morreu dia 28 de fevereiro, aos 85 anos, em decorrência de um linfoma agressivo. Deixa mulher, dois filhos, quatro netos e uma bisneta.

coluna.obituario@grupofolha.com.br
 
Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.