Descrição de chapéu Coronavírus

Fechar comércio por coronavírus é defendido por 65% dos brasileiros, aponta Datafolha

Não há alterações significativas na opinião entre entrevistados de estratos de renda mais baixa, diz pesquisa

São Paulo

Para 65% dos brasileiros, o comércio deve permanecer fechado durante a pandemia de coronavírus, aponta pesquisa Datafolha. A parcela da população que é a favor da reabertura das lojas é de 33%.

Neste momento, apenas estabelecimentos como mercados e farmácias têm autorização para funcionar. Os demais seguem com as atividades vetadas pelos governos estaduais.

Embora Bolsonaro venha dizendo que a reabertura do comércio protegeria os trabalhadores informais, sobretudo os mais pobres, não há alterações significativas no percentual de pessoas que apoiam a manutenção das lojas fechadas em estratos de renda mais baixa da população, segundo a pesquisa.

Apoiam o fechamento do comércio 67% das pessoas com renda familiar mensal de até dois salários mínimos, e 62% dos entrevistados no segmento que ganha de dois a cinco salários mínimos.

Entre 1 e 3 de abril, o instituto entrevistou 1.511 pessoas, excepcionalmente por telefone, em razão da pandemia.​

Em geral, o Datafolha trabalha com pesquisas feitas presencialmente, abordando pessoas em pontos de fluxo. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.