Descrição de chapéu Coronavírus

Governo de SP anuncia na quarta reabertura gradual da economia, paralisada pelo coronavírus

Em fases, medidas começam em 11 de maio, diz Doria; esquema será de "quarentenas heterogêneas"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo de São Paulo começará a anunciar nesta quarta (22) as medidas de reabertura gradual da atividade econômica, paralisada pela quarentena para conter a epidemia do novo coronavírus.

Nas palavras do vice-governador, Rodrigo Garcia, trata-se de adoção de “isolamentos ou quarentenas heterogêneas”.

Até 10 de maio, nada muda na quarentena em S.Paulo. A partir de 11 de maio, colocaremos em prática um programa em fases para manter a orientação da ciência e liberar gradualmente a economia. Mas, repito, até dia 10 de maio, nada muda”, disse à Folha o governador João Doria.

Primeiro, deve ser permitida a abertura de comércios de rua. Autorizações, no entanto, devem depender da situação específica de cada cidade ou região —ou seja, o ritmo da abertura será norteado pelo avanço do número de casos em cada região do estado. Em que regime esses negócios funcionarão também é algo ainda por definir.

“O plano está em construção, em desenvolvimento, e depende de pactuação com setores econômicos”, diz Garcia. Até dia 10 de maio, o governo espera ter mais dados sobre o espalhamento da Covid-19, que já deixou mais de mil mortos no estado, que concentra cerca de 40% do total de óbitos decorrentes da doença no país até esta segunda (20).

“Um plano sólido depende da curva epidemiológica, de capacidade de tratar dos doentes, de capacidade de testes, de uma série de condições. Mas também depende de acordo com cada setor de atividade”, explicou Garcia.

Segundo o vice-governador e secretário de Governo, essa pactuação envolve discussões tais como o tipo de segurança que haverá para trabalhadores e clientes das empresas. Por exemplo, o uso obrigatório de máscaras pelos funcionários do estabelecimento.

As diretrizes da reabertura gradual estão sendo definidas pelos secretários Henrique Meirelles (Fazenda) e Patrícia Ellen (Desenvolvimento Econômico). Grupos de médicos, epidemiologistas, empresários, economistas e técnicos do governo discutem ainda o plano e as condições da pactuação.

“Ainda não temos detalhes, está sendo discutido e será ainda discutido à medida que sejam criadas as condições."

A reabertura heterogênea vai depender das informações coletadas pelo governo paulista: um sistema de rastreamento por telefone de pessoas que possam estar doentes feito pelo Seade (o “IBGE paulista”); o acompanhamento do isolamento (feito por meio das movimentações de usuários de telefone celular) e a avaliação das movimentações no sistema de transporte.

A partir de 15 de maio, o governo paulista também vai começar testes por amostragem, a exemplo do que já vem sendo feito no Rio Grande do Sul.

Nesse programa, uma parte da população faz um exame de infecção pelo novo coronavírus, em várias etapas intercaladas por alguns dias. Desse modo, é possível estimar o grau de contaminação na população inteira e o avanço da epidemia, o que permite planejar a necessidade de equipamentos para tratar a doença e pensar o ritmo do fim do isolamento.

Mais testes

Também nesta quarta-feira, Doria deve anunciar que acaba o “represamento” dos testes de infecção por coronavírus no estado. Isto é, não haveria mais fila para a confirmação dos casos da doença. Até domingo (19), havia 4.100 exames na fila.

Segundo Garcia, a capacidade de testes chegou a 2.000 na rede de 38 laboratórios que atende ao sistema de saúde pública no estado (mais testes estão sendo feitos na rede privada, sobre a qual o governo não tem controle).

Segundo Garcia, a demanda atual é de 1.300 novos testes por dia. Assim, agora “sobrariam” cerca de 700 testes para serem aplicados em pessoas que estão hoje fora da fila de prioridade (doentes nos hospitais, pessoal da saúde, pessoal da segurança pública).

“Pessoas que chegam com sintomas respiratórios, quadro de gripe, vão ser testadas. Mais gente vai poder ter diagnóstico mais cedo”, diz Garcia.

Até meados de maio, a capacidade de processamento de testes deve chegar 8.000 por dia na rede pública, segundo o vice-governador. Nos dias 14 e 18 deste abril, chegou a São Paulo,vem duas etapas, o estoque de 1,3 milhão de testes que o governo paulista havia encomendado na Coreia do Sul.

UTIs

O governador afirmou que há mais 1.881 leitos de UTI para adultos no SUS paulista, que se somam ao número anterior, de cerca de 3.500. O estado tem ainda procurado importar ventiladores respiratórios. Encomendou cerca de 2.000 aparelhos, que ainda não chegaram.

Garcia, por sua vez, diz que a capital tem 2 de cada 3 leitos de UTI atualmente ocupados, mas na Grande São Paulo e, ainda mais no interior, o índice seria menor. “Se for necessário, podemos deslocar a ocupação para o interior”, diz.

No estado inteiro, na soma de UTIs na rede estadual, em hospitais municipais e também nos filantrópicos e privados, haveria 15 mil leitos, incluídos ainda os infantis e os neonatais. Ainda segundo o vice-governador, para a rede estadual haveria um estoque de 30 dias de EPIs (equipamentos de proteção individual, para uso do pessoal no serviço de saúde).

Colaborou Mônica Bergamo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.