Descrição de chapéu Obituário Elizethe Helena Borghett (1955 - 2020)

Mortes: Pintora, marcou o tempo com um estilo próprio de arte

Lou Borghetti também expressava a sua arte em aulas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os artistas recebem uma dose extra de beleza ao longo da vida. A pintora e professora de história da arte e pintura, Elizethe Helena Borghetti, é um exemplo da constatação.

Natural de Chapada (RS), Lou Borghetti adotou o apelido carinhoso que ganhou de um namorado por enxergar na sua amada a semelhança com a poeta e romancista russa Lou Andreas-Salomé.

Lou Borghetti viveu em Porto Alegre (RS), onde funcionava seu ateliê. O dom para pintura nasceu com ela. Na infância, pintava lenços para serem vendidos no táxi do pai. Autodidata, adotou um estilo de pintura próprio.

Elizethe Helena Borghetti (1955-2020)
Elizethe Helena Borghetti (1955-2020) - Arquivo pessoal

Entre os pincéis e as tintas, havia paixão. A filha, a advogada Fernanda Borghetti Cantali, 41, disse o quanto Lou era guerreira. “Minha mãe era extremamente determinada e lutadora. Conseguiu vencer em Porto Alegre com arte. Ela nunca trabalhou com nada que não fosse arte”, conta Fernanda.

A paixão era a pintura e ministrar aulas de pintura e história da arte, o que fez durante quase 40 anos. Gostava da casa e do ateliê cheios.

A emoção presente nos pincéis colaborou para que Lou vivesse com alegria e vigor. “Ela tinha uma gargalhada característica, marcante. De alto astral e personalidade forte, era amada por todos”, diz Fernanda.

Lou Borghetti foi amiga e assistente do pintor e gravurista Iberê Camargo. Venceu dois prêmios: o Iberê Camargo e o Açoriano de Artes Plásticas.

Lou Borghetti morreu no dia 25 de abril, aos 65 anos, de câncer no endométrio. Deixa a filha, a neta de cinco meses, que foi batizada como Helena em sua homenagem, e três irmãos.

Além das suas obras, da importância para a cultura de Porto Alegre e do amor pela pintura, Lou deixou gravado no coração das pessoas que é preciso ser leve, ter alto astral e perseguir os sonhos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.