Descrição de chapéu Obituário Paulo Henrique da Matta Machado (1936 - 2020)

Mortes: Referência em justiça social, era um contador de histórias

O advogado Paulo Henrique da Matta Machado participou dos movimentos estudantis, da resistência ao golpe de 1964, e das lutas pela anistia e pelas Diretas Já

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ingo Ostrovsky George Moura
Rio de Janeiro

No final da tarde do domingo de Ramos nos despedimos de Paulo Henrique da Matta Machado, um homem para quem a palavra desapego foi uma filosofia de vida. E que vida!

Para muitos, foi um respeitado advogado, o doutor Matta Machado. Na Constituinte de 1988, como assessor jurídico, foi um dos profissionais mais requisitados, deixando uma marca de democrata e defensor da justiça social.

Para seus dez netos era um avô especial, que gostava de contar e ouvir histórias. Para os cinco filhos, sempre foi uma referência, culto, amante da boa escrita, mais ligado às gentes do que às coisas. Dono de um sorriso sincero e gentil.

Paulo Henrique da Matta Machado (1936-2020)
Paulo Henrique da Matta Machado (1936-2020) - Arquivo pessoal

Participou dos movimentos estudantis, da resistência ao golpe de 1964 e das lutas pela anistia e pelas Diretas Já. Esteve ao lado de Leonel Brizola em 1961 e, anos depois, defendeu o histórico prédio da UNE na Justiça, ganhando três liminares que impediram sua demolição.

Filho de um juiz de direito, ficou órfão de pai aos seis anos e começou a ajudar a mãe vendendo pastéis. Mais tarde, já estudante em Belo Horizonte, aprendeu a gritar “bala, chocolate e drops” na porta do cinema, refrão que lhe garantiu sustento e que ele repetia, orgulhoso, até seus últimos dias.

Veio para o Rio atraído pelos ares da capital. Conseguiu ganhar a vida como sargento concursado da Aeronáutica, controlando voos no aeroporto Santos Dumont.

A sede de saber o levou primeiro às aulas de filosofia e depois à Faculdade de Direito na Universidade do Estado da Guanabara, hoje Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi trilhando esse caminho que chegou à profissão que lhe permitiu servir à família e ao Brasil.

Simpatizante da esquerda, foi preso na ditadura. Mais tarde, já num terceiro matrimônio, mudou-se para Brasília onde se tornou assessor parlamentar concursado. Politicamente esteve ligado ao PDT, mas tornou-se amigo do jovem deputado Luiz Inácio Lula da Silva e participou da fundação do PT, em Cabo Frio (RJ) onde foi morar depois que se aposentou.

Lá cultivou os pequenos prazeres de um dia a dia despojado, “vida de pescador”, como dizia. Apaixonado pela leitura da Folha e leitor ávido. Um homem que tinha um jeito único de preparar café com leite, que amava sua mulher, Marta Mathias, que escolheu envelhecer numa fazenda, que adorava os passarinhos e as viagens para a Península de Maraú, na Bahia e Tocantins.

Matta Machado foi visionário e sonhador e gostava tanto de viver que costumava falar com sua graça peculiar: “Um dia eu posso até morrer, mas vou contrariado!” Morreu vítima de leucemia mieloide aguda, aos 84 anos. Ele deixa cinco filhos e dez netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.