Descrição de chapéu Coronavírus

Papuda tem cem infectados com coronavírus, diz Secretaria de Segurança Pública

Pasta informou que 71 presos e 29 agentes penais contraíram o vírus; dois deles já se recuperaram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, registrou cem casos de infecção pelo novo coronavírus, informou a Secretaria de Segurança Pública.

Em seu mais recente boletim, divulgado na noite de segunda-feira (20), a pasta informou que 71 presos e 29 agentes penais contraíram o vírus. Desse total, um detento e um agente já se recuperaram da doença.

"Todos os confirmados para a doença apresentaram sintomas leves. Destacamos que parte dos que testaram positivo ainda aguarda a contraprova, ou seja, os números podem sofrer alterações nos próximos levantamentos", informou a pasta no boletim.

Pátio para banho de sol no Complexo da Papuda (DF)
Pátio para banho de sol no Complexo da Papuda (DF) - Folhapress

A secretaria também afirma que oito dos presos infectados receberam diagnóstico de Covid-19 assim que chegaram ao sistema, na quarta-feira da semana passada (15). Eles foram colocados em isolamento.

Há uma semana, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, afirmou que um único preso no Distrito Federal, por conta da identificação tardia da Covid-19, acabou infectando outros 20 detentos do sistema.

O balanço da Secretaria de Segurança Pública, no entanto, contrasta com o divulgado pela Secretaria de Saúde do governo do Distrito Federal.

Seu recente boletim, divulgado na mesma data (20), informava que 85 detentos haviam sido infectados pelo novo coronavírus. O número corresponde a 10,5% de todos os casos confirmados no Distrito Federal. A Secretaria de Saúde registrou um total de 875 casos da Covid-19.

O Distrito Federal foi a primeira unidade da federação a decretar um distanciamento social amplo, fechando comércio, indústria e escolas. Uma parte dessas atividades econômicas está programada deve ser retomada a partir de 3 de maio.

Nesta terça-feira (21), começaram em Brasília e em Águas Claras testes em massa para detectar casos do novo coronavírus. Serão realizados 100 mil testes inicialmente, equivalentes a cerca de 5% da população.

De acordo com o governador Ibaneis Rocha (MDB), esses testes vão continuar a ser feitos ao longo do mês de maio para embasar futuras decisões de retomada das atividades, em especial em relação às escolas, que permanecerão fechadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.