Descrição de chapéu Coronavírus

Relacionamentos acabam via aplicativos em meio ao isolamento social

Sem se ver, casais passam a reavaliar a qualidade de suas relações e terminam por Whatsapp ou videochamadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Casal na mesma cama tenta conversar por mensagens de celular. Ela escreve, mas ele não responde
Ilustração sobre términos em meio à quarentena - Catarina Pignato
São Paulo

Separados há dez dias, mas sem poder sair de casa durante a quarentena, Maria, 22, e seu ex-marido restringem suas conversas a “bom dia”, “boa noite” e assuntos sobre comida ou dinheiro.

A universitária, que pediu para ter seu nome alterado, é uma das jovens ouvidas pela reportagem que terminaram seus relacionamentos durante o isolamento.

Isso porque nem mesmo o amor escapou dos efeitos do novo coronavírus. Isolados em casa ou impossibilitados de se encontrar, casais passam a avaliar suas prioridades, a qualidade dos seus relacionamentos e se a presença do outro é assim tão importante.

Maria, que se casou em 2018 e foi logo morar com o marido em Porto Alegre, vinha há meses questionando se não teria se precipitado ao assumir um compromisso desses tão nova. Para completar, o carinho e o sexo já não eram os mesmos.

Ela diz que a quarentena tirou todos seus estímulos externos e a fez questionar a vida que estava levando e a rotina que tinha criado. Maria pretende, ainda nesta semana, retornar para a casa de sua família em Uberlândia (MG).

Ailton Amélio da Silva, doutor em psicologia e professor da Universidade de São Paulo (USP), diz que a quarentena é uma prova de fogo para os relacionamentos.

“Atualmente, os casais passam muito tempo fora, trabalham e estão cansados. Quando se encontram, tratam apenas de problemas práticos. O romance, o ‘sex appeal’, tudo isso vai perdendo espaço”, analisa ele.

O especialista avalia que, agora isolado, o casal é quase que obrigado a ficar na presença do outro e pode perceber o que ele chama de esvaziamento da relação. Para completar o quadro, a situação de incerteza que a pandemia traz, a ameaça econômica, gera uma tensão natural que pode levar a brigas mais frequentes.

Mas mesmo para quem não divide o mesmo teto, a impossibilidade de poder se encontrar também afetou as relações. Por isso, a solução de muitos foi romper por meio de mensagens ou de videochamadas.

O fenômeno até ganhou nome próprio nos Estados Unidos: é o zumping, mistura de Zoom (aplicativo de videoconferência) com dumping (terminar, em inglês), e se aplica aos términos por meio de aplicativos.

É o caso de Aline, 22, que estava com Lucas, 21, havia três anos. Devido à quarentena, a paulistana, que mora com a mãe e o irmão, ficou sem ver o namorado por um mês.

Foi durante esse período que ela, que pediu que o sobrenome fosse ocultado da reportagem, notou algo de estranho. Enquanto as amigas sofriam, faziam contagem regressiva e planejavam escapadas para encontrarem os amados, Aline percebeu que não sentia tanta falta de Lucas.

Ela começou a refletir sobre atitudes dele que a incomodavam, como situações em que o ex era rude ou parava de falar com ela sem motivo. O término aconteceu por meio de uma videochamada do aplicativo Duo, que durou mais de uma hora.

Com Livia Karoline de Freitas Carlos, 20, a decisão partiu do (agora ex) namorado de seis anos, que terminou a relação por WhatsApp. “Ele começou a ficar estranho e percebeu que não gostava mais de mim”, relata a estudante de estatística da Ufscar, em São Carlos. “Com a quarentena, acho que a cabeça pode parar um pouco para pensar, porque sempre estamos a mil por hora.”

“Hoje [um relacionamento] começa, se mantém e termina via internet. Quanto mais distante do real, mais corajosos ficamos”, avalia o psicólogo Silva. Mas ele chama a atenção para o fato de que rompimentos assim estão longe de serem ideais, pois pode ser traumático terminar algo longo e profunda por meio de uma chamada ou de um vídeo.

A paulistana Caroline, 23, terminou o namoro de oito anos por telefone. Em meio à pandemia, ela relata que tem trabalhado o triplo para manter a renda da sua casa por meio de venda de marmitas. “Já não estávamos bem e eu nem percebia”, disse ela, que passou a perceber que o ex também não fazia falta.

Ela tem mais um problema para lidar quando a pandemia passar: eles tinham comprado um apartamento juntos. Agora, Caroline, que pediu que o sobrenome não fosse divulgado, quer comprar a parte do antigo companheiro.

“São coisas que ainda precisamos acertar melhor. O término foi uma briga horrível. Quero conversar pessoalmente e tentar resolver tudo da melhor maneira possível”, diz.

O psicólogo Amélio da Silva, que antes da quarentena já atendia casais, continua com boa parte das sessões por vídeo. E ganhou novos pacientes: “Tem gente que veio me procurar também pela crise, porque terminou um relacionamento e está sofrendo”.

Mas nem sempre o isolamento é algo negativo. “Tem um grupo [menor] que intensifica o relacionamento porque agora tem tempo para conversar e estar junto.”

Pode ser que esse seja o caso dos avós da estudante de medicina Nathalia Desiderio, 22, que diz que percebeu melhora no relacionamento de quatro décadas deles. O casal, que vive em São João (PR), brigava tanto que a separação já era uma possibilidade.

Agora, Desiderio e sua mãe flagraram o casal limpando a casa e cozinhando juntos. Se antes as discussões eram entre si, agora é a neta que às vezes leva bronca. 
“Eles passaram a defender um ao outro em tudo.”

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.