Descrição de chapéu Ao Vivo em Casa

Desigualdade na pandemia é tema da live da Folha nesta quarta-feira

Na série Ao Vivo em Casa, escritora Bianca Santana fala sobre diferença de direitos na crise do coronavírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A escritora, e pesquisadora Bianca Santana é a convidada do Ao Vivo em Casa, série de lives da Folha, desta quarta-feira (20), às 17h. A conversa é sobre as desigualdades diante da pandemia de coronavírus no Brasil.

Doutora em ciência da informação e mestra em educação pela USP, Bianca integra a Uneafro Brasil e a articulação da Coalizão Negra Por Direitos, que lançou o projeto Agentes Populares de Saúde, que mobiliza voluntários para disseminar orientações sobre prevenção e cuidados básicos com a Covid-19. Autora do livro "Quando Me Descobri Negra", Bianca está escrevendo a biografia da pensadora Sueli Carneiro.

"A pandemia escancara as desigualdades de raça, de gênero, de território. E, num país desigual como o Brasil, deixa clara a diferença no acesso a direitos, que são pactuados para todos, mas que nem todo mundo acessa", explica ela.

"Os dados têm mostrado, por exemplo, que negros morrem mais de Covid-19 do que brancos. E isso se dá por uma avalanche de causas, entre elas questões de acesso ao direito à saúde."

Bianca, que compõe os conselhos dos institutos Procomum, Marielle Franco e Vladimir Herzog, cita um exemplo doméstico: "Ficar em casa e lavar as mãos são medidas essenciais da prevenção, mas minha mãe, que mora na zona norte de São Paulo, não tem água saindo da torneira o dia inteiro. Esse racionamento foi totalmente naturalizado, por mais que seja prejudicial à sua saúde neste momento."

Bianca Santana
A escritora e pesquisadora Bianca Santana, que participa do Ao Vivo em Casa - Núcleo de Imagem

Neste contexto, a escritora cita o conceito de necropolítica, do filósofo camaronês Achille Mbembe, em que ele destrincha a ideia de mortes evitáveis, algo evidente no contexto da pandemia.

Todas as quartas-feiras, as transmissões ao vivo trazem temas relacionados a questões de saúde, bem-estar e histórias de pessoas em meio à crise do novo coronavírus.

A transmissão tem exibição tanto no site da Folha quanto no canal do jornal no YouTube. Diariamente, o Ao Vivo em Casa traz entrevistas, serviços, dicas e apresentações musicais, entre outros conteúdos na internet.

PROGRAMAÇÃO DAS LIVES DA FOLHA

Segunda-feira Poder

Terça-feira Folhinha

Quarta-feira Saúde

Quinta-feira Mercado e Painel S.A.

Sexta-feira Ilustrada, Turismo e Comida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.