Descrição de chapéu Coronavírus

Distrito Federal prorroga até o dia 10 de maio o fechamento do comércio por conta da Covid-19

Bares, restaurantes, salões de beleza e academias devem permanecer fechados após 11 de maio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governo do Distrito Federal adiou oficialmente para o dia 11 de maio a reabertura do comércio, que se encontra fechado atualmente por conta da pandemia do novo coronavírus.

A reabertura de alguns setores estava prevista para hoje, segunda-feira (4).

O decreto que adiou em uma semana a retomada dessas atividades foi publicado durante o fim de semana, em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal.

O governo local também vem informando que vai apenas editar uma nova norma —com regras específicas para a reabertura— após a manifestação da Justiça Federal​. A expectativa é que bares, restaurantes, salões de beleza e grandes academias permaneçam fechadas após o dia 11.

A Justiça Federal do Distrito Federal analisa uma ação do Ministério Público Federal que visa a barrar a retomada das atividades não-essenciais. A procuradoria argumenta que a liberação pode significar na perda dos ganhos obtidos com as políticas de distanciamento implementadas anteriormente.

O Distrito Federal foi a primeira unidade da federação a promover uma grande política de distanciamento social, ainda no meio de março. Foram fechados o comércio, escolas, bares, restaurantes, academias e indústrias.

Aos poucos, as regras foram relaxadas. Primeiro foram autorizadas a reabrirem agências bancárias e casas lotéricas. Mais recentemente, foram autorizadas a voltarem a funcionar lojas de móveis e eletroeletrônicos.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou há 10 dias que o Distrito Federal entrava na segunda fase de combate ao coronavírus. Após o período de distanciamento social ampliado, o governo começou uma testagem ampliada para detectar os casos da doença, ao mesmo tempo que promoveria a reabertura de algumas atividades.

Após um pedido do presidente Jair Bolsonaro, para reabrir as escolas militares, Ibaneis participou da entrevista coletiva no Palácio do Planalto, na quarta-feira (22), onde informou que em 10 dias apresentaria um cronograma para a reabertura das escolas de uma maneira geral, começando pelo ensino médio.

Nesta semana, no entanto, o governador voltou atrás e afirmou em suas redes sociais que não há previsão para a abertura das escolas.

O governo do Distrito Federal também adiou para a mesma data, 11 de maio, o início das multas para quem não usar máscaras faciais nas ruas e locais públicos. A obrigatoriedade do uso desse equipamento de proteção entrou em vigor no dia 30 de abril.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.