Descrição de chapéu Coronavírus Dias Melhores

Grupo Corpo oferece aulas online de dança para profissionais de saúde

Curso da companhia mineira, que tem inscrições abertas, começa na sexta-feira (15)

Rio de Janeiro

A companhia mineira Grupo Corpo, uma dos mais importantes conjuntos de dança do país, vai oferecer aulas gratuitas de dança e relaxamento para profissionais de saúde.

“Estamos comemorando 45 anos de grupo tendo que nos reinventar. Os bailarinos estão em casa e tem sido um período estranho para todos nós”, diz Carmen Purri, diretora de ensaios e uma das fundadoras do Corpo.

Mariana do Rosário, bailarina do Grupo Corpo, que oferecerá aulas online; vemos a imagem da bailarina,  que usa um body preto e uma calça cinza, alongando-se no chão de sua casa; mas a vemos através de uma tela de celular na mão do fotógrafo, pois a imagem foi feita por videoconferência
Mariana do Rosário, bailarina do Grupo Corpo, que oferecerá aulas online - Gabriel Cabral/Folhapress

A proposta inicial era fazer duas aulas por semana para até cem pessoas. Porém nos primeiros dias de inscrição foram mais de mil interessados. O formato, então, teve de ser repensado para que mais pessoas pudessem ter acesso às aulas.

No lugar de acontecerem em plataformas de reuniões, elas serão dadas em site de vídeo e também serão disponibilizadas após as transmissões ao vivo.

Purri, que está formulando as aulas, explica que a ideia é começar com exercícios de reconhecimento do corpo, alongamentos, e ir evoluindo para uma pequena sequência coreográfica. “Para ver as pessoas felizes e dançando”, diz. Um dos bailarinos do grupo deve comandar cada sessão, mas com a participação de outros —cada um da sua casa—, já que toda a equipe do Corpo se animou a participar.

A ideia das aulas surgiu, conta Purri, da busca do grupo por se conectar com a realidade da pandemia e poder ajudar os profissionais que estão vivendo um grande desgaste pelos momentos de tensão e estresse. “Quem cuida desses profissionais? Quem leva alegria para eles?”, diz Purri sobre as perguntas que se fizeram.

A aula será, segundo ela, “uma automassagem, com coisas sutis e leves, para se ter uma sensação de que se está parando tudo e cuidando do corpo e, assim, da mente”. Para acompanhar, músicas dos espetáculos do grupo. Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Lenine e o trio Metá Metá são alguns dos que já compuseram trilhas para o Corpo.

As aulas começam nesta sexta (15) e para participar é preciso se inscrever. Depois disso, basta vestir roupas confortáveis e se dar esse cuidado. ​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.