Descrição de chapéu Coronavírus

MG faz poucos testes de coronavírus, mas se beneficia de isolamento

Número de casos é baixo, mas estudo aponta que estado pode ter subnotificação de 16,5 vezes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

Enquanto oito estados brasileiros têm ocupação de leitos de UTI para Covid-19 acima dos 70% e os registros no país chegam a 13.149 mortes, os números oficiais de casos de coronavírus e mortes de Minas Gerais se mantêm relativamente baixos.

Até esta quinta-feira (14), o estado registrou 3.950 casos confirmados e 139 mortes. A testagem de casos é baixa, mas a taxa de ocupação de leitos de UTI tem se mantido em 6% para internações relacionadas à doença.

Até esta quinta-feira (14), o estado registrou 3.950 casos confirmados e 139 mortes. A testagem de casos é baixa, mas a taxa de ocupação de leitos de UTI tem se mantido em 6% para internações relacionadas à doença.

Para especialistas ouvidos pela Folha, o cenário de Minas indica subnotificação de pelo menos 16 vezes nos dados oficiais e necessidade de expandir os testes, mas também aponta que o isolamento precoce e a adesão da população surtiram efeito.

O primeiro caso em Minas Gerais foi confirmado no dia 8 de março; em Belo Horizonte, no dia 16. A capital mineira —que concentra a maioria dos casos no estado e tem taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 em 44%— determinou medidas rígidas de isolamento e suspensão de aulas presenciais na mesma semana.

Apesar de a determinação ter ocorrido na mesma época de São Paulo ou Rio de Janeiro, há a hipótese de que a epidemia estaria cerca de duas semanas atrasada em Belo Horizonte, segundo o infectologista Carlos Starling, que faz parte do comitê da prefeitura de BH.

“Não estamos tendo a pressão [no sistema de saúde] que outros estados têm, o que é um indicativo que a epidemia pode estar menor aqui. Os dados de velocidade de transmissão, dado pelo R0, o nosso tem se mantido em 1 ou pouco acima de 1”, avalia ele. “Outro indicativo de que algo diferente ocorre em Belo Horizonte, dado pelos parâmetros de trânsito, mostra que nosso índice de isolamento social está em torno de 55%, 60%”.

Até quarta, Minas Gerais registrava 101.572 casos suspeitos do novo coronavírus. Na quinta, porém, o critério adotado pelo estado mudou e esses casos passaram a ser registrados como Síndrome Gripal Inespecífica. A justificativa é por não preencherem integralmente critérios para investigação laboratorial.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, foram realizados 36.958 testes do tipo RT-PCR no estado --16.944 pela rede pública (Lacen e laboratórios parceiros), e 15.247 em laboratórios privados (considerando os maiores do estado).

O número alto de casos suspeitos em Minas, segundo o governo, seria pela recomendação anterior de que toda síndrome gripal fosse notificada como tal, o que ajudaria a aumentar a sensibilidade para acompanhar a migração da pandemia —há tendência de aumento de casos no interior.

Funcionários limpam ruas ao redor da praça Tiradentes em Ouro Preto, MG
Funcionários limpam ruas ao redor da praça Tiradentes em Ouro Preto, MG - AFP

O governo diz que adquiriu insumos para ampliar a testagem, o que deve ocorrer entre o fim de maio e junho. Porém, passados quase dois meses desde o início das medidas de restrição, ainda busca qual deveria ser o caminho adotado para essa estratégia.

“Quando ouvimos falar de países que testaram muito ou que testaram menos, todos tiveram algum dilema interpretativo. A dificuldade que se tem é fazer a pergunta correta, para que tenhamos a resposta correta e saibamos o que queremos”, explicou o secretário de saúde, Carlos Eduardo Amaral, em transmissão nas redes sociais na sexta.

Um relatório elaborado pela UFMG tentou apontar alternativas, reconhecendo que a testagem de toda a população não é viável. Os professores sugerem testagem de forma aleatória, como o modelo de pesquisas eleitorais, em 20% de um grupo a ser determinado, para compreender o cenário real.

O texto foi enviado ao governo do estado e à prefeitura de BH —a capital planeja testar duas vezes mais que a Coreia do Sul, em breve. Atualmente, Minas Gerais trata como prioritários para realização de testes pacientes internados com quadros graves e trabalhadores da saúde e segurança, além de presos e pessoas que vivem em asilos.

“Não adianta estimar quantos casos existem na população olhando apenas para casos graves e casos de profissionais [da saúde]”, explica o professor Ricardo Takahashi, um dos integrantes do estudo. “Tem que ser uma mostra aleatória e em um conjunto de tamanho conhecido, a gente precisa saber quantas [amostras] foram examinadas.”

Outro estudo elaborado pela UFMG aponta que a subnotificação em Minas Gerais é mais de quatro vezes a da realidade observada no país. Enquanto a média brasileira de subnotificação é de 3,6, em Minas Gerais ela chega a 16,5.

O cálculo é feito com base em hospitalizações por SRAG (síndrome respiratória aguda grave) de 2012 a 2019, comparadas ao mesmo período de 2020. Sem registros de surtos atípicos por outros vírus neste momento (influenza, H1N1, MERS-Cov), com relação à série histórica, a conclusão dos pesquisadores é que o aumento estaria ligado à Covid-19.

Pelo boletim epidemiológico desta quinta-feira, comparando o período das últimas 19 semanas com o mesmo do ano anterior, houve um aumento de 555% nas internações por SRAG em Minas.

“É um risco muito grande tomar qualquer tipo de decisão baseado em números oficiais, dado esse alto grau de subnotificação. Sendo que, devido a baixa testagem no estado, tem muitos casos de pessoas que estão contaminadas e não sabem, porque não foram testadas”, explica o professor Leonardo Ribeiro, um dos responsáveis pelo estudo.

Sem testes, é complicado entender o que está acontecendo em cada região do Brasil, na avaliação do biólogo e colunista da Folha Atila Iamarino. Assim como os Estados Unidos, o Brasil têm uma heterogeneidade grande nas condições do sistemas de saúde, IDH (índice de desenvolvimento humano) e outros fatores que influenciam na evolução da pandemia em cada estado.

“O fato de termos poucos testes aqui para saber o que acontece momento a momento, em cada região do país, faz com que a gente possa ter números que indicam crescimento, estabilidade ou até uma queda, mas que por trás a gente tenha condições muito mais sérias e complicadas, regionais”, diz ele.

Assim como os professores da UFMG, Iamarino também chama a atenção para os riscos de se orientar pelas taxas de ocupação de leitos de UTI. Quando os casos chegam a essa ponta do sistema, diz, significa que todo o resto já está sob estresse. Além disso, a ocupação dos leitos reflete um cenário atrasado de 15 dias atrás, aponta Takahashi.

Os números aparentemente confortáveis, comparados a outros estados, tem aumentado a pressão quanto à reabertura e retomada das atividades econômicas. O governador Romeu Zema (Novo) determinou que a decisão cabe a cada prefeito.

Minas se depara com o paradoxo da prevenção, na visão da professora da UFMG, Cristina Alvim: quando a medida é tomada no tempo certo, parece que é desnecessária, mas quando fica evidente que é necessária, pode ser tarde.

“A prevenção é invisível, quando ela funciona, a gente não vê”, diz ela. “O que a gente conseguiu de achatamento da curva não é uma conquista definitiva. Não é porque conseguimos isso que nos autoriza a um movimento de reabertura e de afrouxamento do isolamento social”.

Compare a situação de MG com o Brasil


Casos confirmados

Brasil
188.974

MG
3.950

BH
1.040

Mortes

Brasil
13.149

MG
139

BH
28

Taxa de incidência por 100 mil habitantes

Brasil
89,9

MG
18,8

BH
41,6

Fonte: Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde MG

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.