Descrição de chapéu Obituário Lia Rangel Cortes (1979 - 2020)

Mortes: Espalhou generosidade e sabedoria no jornalismo

Lia Rangel Cortes era jornalista, intérprete e escritora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Entre as profissões oficiais havia jornalista, intérprete, escritora. Desconfiavam os amigos, no entanto, que Lia Rangel Cortes mantivesse outros ofícios secretos: fada, deusa, borboleta.

É que, explicam os mais próximos, feito as criaturas mágicas Lia espalhou generosidade e sabedoria com seu trabalho voltado às mulheres, que havia seis anos pregava o autoconhecimento por meio da literatura.

Natural de Londrina, no Paraná, Lia Rangel nasceu em 28 de fevereiro de 1979, uma quarta-feira de cinzas.

Lia Rangel Cortes (1979-2020)
Lia Rangel Cortes (1979-2020) - arquivo pessoal

Filha mais velha do arquiteto Paulo Roberto Cortes e da professora Lourdes Maria Rangel Cortes, passou lá a primeira década de vida antes de se mudar com a família para São José dos Campos (97 km de SP).

Fez intercâmbio na Baviera, onde aprendeu a falar alemão, o que mais tarde lhe renderia importantes oportunidades de trabalho. Em 1998, foi cursar jornalismo em São Paulo.

Na mesma sala de aula, algumas carteiras para o lado, conheceu Rodrigo Savazoni, 39, seu companheiro até o último dia.

A amizade, que começou com jornadas de metrô até o terminal de ônibus, aos sábados, sempre depois das aulas de educação física, virou namoro um ano depois. "Ali eu conheci o amor da minha vida", lembra Savazoni.

Em 2003, os dois se mudam para Brasília. No ano seguinte, a gravidez da primeira filha desperta em Lia aquele que seria seu norte: o feminino. O chamado veio tão forte que ela se entregou de vez aos estudos e processos de formação para ensinar escrita biográfica às mulheres.

Em sua criatividade de autora, o câncer no pulmão descoberto em 2018 virou um polvo, com o qual não se deveria travar briga, mas, sim, dançar.

A experiência do viver e morrer deu origem a uma dissertação de mestrado na Unifesp, inconclusa após a interrupção prematura da honrosa coreografia de Lia.

No dia 6 de maio, aos 41 anos, escreveu um texto de adeus em seu diário, e se despediu de Rodrigo, dos filhos Julia e Francisco, dos pais e dos irmãos, Gabriel e Tiago. Em 7 de maio, sob a luz da lua cheia, Lia partiu.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.