Descrição de chapéu Obituário Paulo César Affonso Ferreira (1936 - 2020)

Mortes: Marcou vidas com a prática da medicina da generosidade

O médico Paulo César Affonso Ferreira fundou a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia no RJ

São Paulo

Paulo César Affonso Ferreira era um médico que marcava a vida dos pacientes. No lugar da pressa que muitos profissionais demonstram no momento de um atendimento, Paulo conduzia seu trabalho com doçura, amor, respeito e generosidade.

Paulo fundou a SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), suas especialidades, no Rio de Janeiro. Presidiu a entidade entre 1979 e 1982 e depois a SBGG Nacional.

Paulo César Affonso Ferreira (1936-2020)
Paulo César Affonso Ferreira (1936-2020) - Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Ao longo da carreira, conquistou destaque nos cenários nacional e internacional da medicina.

Desafiador e idealista, foi um entusiasta da profissão. O Hospital Municipal Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, o teve como diretor entre 1990 e 1994.

“Perdi um irmão. Paulo era tranquilo, correto, íntegro e generoso com quem estava em início de carreira e também com os amigos. Era incapaz de cobrar pelos serviços prestados a um amigo”, diz a amiga há 48 anos, a geriatra e cardiologista Elizabete Viana de Freitas.

Paulo gostava de dar e receber atenção. “Ele amava as pessoas de idade. Um dia, fomos à casa de um paciente bem grave, que estava prestes a morrer. Ele sentou numa cadeira e ficou a noite inteira junto com a família até a pessoa morrer. tudo para não deixá-los sozinhos”, conta Elizabete.

Paulo César Affonso Ferreira morreu dia 2 de maio, aos 84 anos, após perder a luta contra a Covid-19. Ele estava internado no Hospital Samaritano de Botafogo, no Rio de Janeiro, desde 18 de abril. Deixa a companheira, dois filhos e três netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.