Descrição de chapéu Obituário Marcos Fernando de Oliveira Moraes (1936 - 2020)

Mortes: Médico, foi um dos expoentes brasileiros no combate ao câncer

Por oito anos, Marcos Fernando de Oliveira Moraes dirigiu o Instituto Nacional de Câncer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Palmeiras dos Índios (AL) deu de presente ao Brasil um dos maiores expoentes das políticas de combate ao câncer do país.

O cirurgião oncológico Marcos Fernando de Oliveira Moraes nasceu em uma família humilde.
Aos 12 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro e conquistou uma bolsa de estudos num colégio renomado.

A paixão pela medicina o levou à Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Após se especializar em cirurgia, complementou sua formação nos Estados Unidos.

De volta ao Brasil, chefiou o Departamento de Cirurgia da Universidade Gama Filho, onde ministrou aulas.

Fundou a SBCO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica) e a American Trauma Society, em Chicago (EUA), e deu sua contribuição a outras instituições.

Com seus feitos, Marcos Moraes conquistou o respeito das comunidades médica e científica.
Por oito anos, dirigiu o Inca (Instituto Nacional de Câncer). Presidiu a Academia Nacional de Medicina de 2007 a 2013. Criou, em 1991, a Fundação do Câncer.

Marcos Fernando de Oliveira Moraes (1936-2020)
Marcos Fernando de Oliveira Moraes (1936-2020) - Arquivo pessoal

“Nascia assim, sob o comando de Marcos Moraes, a fase de maior celeridade da história do Inca, quando foram estabelecidas as estratégias mais eficazes e ágeis de controle do câncer no país”, afirma o cirurgião oncológico e presidente da SBCO, Alexandre Ferreira Oliveira.

Seu nome é um dos maiores do mundo na elaboração e execução da política de combate ao tabagismo.

Durante sua gestão, ampliaram-se ações focadas em diagnóstico precoce do câncer. Apoiou pesquisas contra a doença, com a criação da Fundação Ary Frauzino, para apoiar financeiramente o Inca.

“Ele era meu amigo pessoal e muito importante para mim. Meu conselheiro. Trocávamos muitas informações profissionais. Figura ímpar, deixou um legado para a oncologia brasileira”, diz Ademar Lopes, cirurgião oncológico e vice-presidente do A.C.Camargo Cancer Center.

No extenso currículo de Marcos Fernando também constam a presidência da Sociedade Latino-Americana de Diretores de Institutos Nacionais de Câncer e da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer, a coordenação do Programa Interinstitucional de Pesquisa, Ensino e Extensão na Biologia do Câncer da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o prêmio de excelência em pesquisa concedido pela Kroc Foundation da Califórnia (EUA).

Em 2010, venceu a primeira edição do Prêmio Octavio Frias de Oliveira na categoria Personalidade de Destaque.

A láurea, criada em homenagem ao então publisher da Folha, morto em 2007, busca reconhecer e estimular contribuições de pesquisadores brasileiros e de outros profissionais que atuam na área oncológica.


Marcos Fernando de Oliveira Moraes morreu dia 4 de maio, de causas naturais. Deixa duas irmãs, dois filhos e dois netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.