Descrição de chapéu Chuvas

Nova frente fria vai provocar chuva, garoa e madrugadas geladas em SP

Frio intenso, na casa dos 10º C, será registrado a partir deste sábado (23) na capital paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os moradores da cidade de São Paulo enfrentarão, a partir deste sábado (23), uma queda acentuada de temperatura por causa da chegada de uma nova frente fria.

Thomaz Garcia, meteorologista do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), órgão vinculado à prefeitura, diz que a frente fria provocará uma sequência de madrugadas geladas, com mínimas de até 10 ºC.

“A tendência é que seja a semana mais fria do mês, com recordes de temperaturas mínimas”, diz o meteorologista. No dia 18 deste mês, a capital paulista registrou a menor temperatura do ano, com 11,1 ºC, segundo o CGE.

Pessoas agasalhadas e usando máscara de proteção na região do Hospital das Clínicas, no dia 14 deste mês
Pessoas agasalhadas e usando máscara de proteção na região do Hospital das Clínicas, no dia 14 deste mês - Mathilde Missioneiro/Folhapress

A frente fria está vindo da Argentina e deve, entre esta quinta (21) e sexta-feira (22), se deslocar pela região Sul do país e chegar na cidade de São Paulo no sábado.

Além de derrubar as temperaturas, a grande massa de ar vai provocar chuva e garoa em toda a metrópole, mas apenas no sábado.

Essa chuva prevista, segundo o meteorologista do CGE, não vai melhorar a secura deste outono, que registra um volume de chuva bem abaixo da média desde março.

De acordo com o CGE, choveu apenas 12,5 milímetros em maio, quando são esperados uma média de 58,3 mm.

Ainda no sábado, a temperatura mínima prevista poderá atingir os 14º C e será registrada à noite. A máxima não deverá passar dos 22º C.

A partir de domingo (24), as madrugadas começarão geladas, e a sensação de frio intenso se estenderá pelas manhãs.

Os termômetros marcarão 10º C de temperatura mínima; e 19º C, de máxima. “O sol deve até aparecer no domingo, mas não será suficiente para aquecer o dia por causa da massa de ar seco”, afirma Garcia.

Apesar da quarentena contra a pandemia do novo coronavírus, quem quiser aproveitar de casa o último resquício de calor antes da friaca tem até esta sexta-feira (22). A máxima prevista será de 27º C.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.