Descrição de chapéu Coronavírus

Veja que serviços abrem e fecham durante o megaferiado em SP

Prefeitura antecipou feriados para tentar melhorar índice de isolamento social; rodízio será suspenso e saúde funciona com horários estendidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com a antecipação dos feriados de Corpus Christi para quarta (20) e da Consciência Negra para quinta (21), a cidade de São Paulo terá um feriado de prolongado de seis dias que deve se prolongar até segunda (25), caso seja aprovada a antecipação do feriado municipal de 9 de julho pela Assembleia. A iniciativa visa aumentar o índice de isolamento social na cidade e conter o avanço do novo coronavírus.

Além desses dias, a sexta-feira (22) será de ponto facultativo nas repartições públicas municipais (administração direta, autarquias e Fundações).

Equipamentos públicos que já estavam fechados por conta do decreto de quarentena permanecem na mesma situação.

Veja abaixo o que abre e o que fecha durante o feriado prolongado, por setor, de acordo com a Prefeitura de São Paulo.

Saúde

Hospitais, prontos-socorros, unidades AMA 24h (Assistências Médicas Ambulatoriais) e UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) funcionarão ininterruptamente durante todo o feriado.

Permanecem abertas também, inclusive no sábado (23) e no domingo (24), as UBS (Unidade Básica de Saúde), Ambulatórios de Especialidades (AE), e a RME (Rede Municipal Especializada) em DST/Aids, das 7h às 19h.

As unidades AMA 12h e AMA/UBS Integradas também funcionam durante todo o feriado, entre as 7h e as 22h.

Os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) atenderão normalmente de quarta a sexta, 24h por dia. No sábado e no domingo, no entanto, funcionarão apenas com demandas internas.

Hospitais veterinários das zonas norte e leste ficam fechados na quarta e na quinta, mas abrem na sexta.

Abastecimento

Feiras livres funcionarão normalmente.

Transporte

O rodízio municipal está suspenso entre quarta e domingo.

A cidade manterá 5.991 ônibus para atender 1.013 linhas, 150 delas noturnas, com o objetivo de garantir o deslocamento de profissionais de serviços essenciais.

Educação

As aulas virtuais serão suspensas durante todo o feriado. Caso aprovada a antecipação do feriado municipal de 9 de julho, ainda pendente, as aulas retornam na terça (26)

Assistência Social

Os serviços de administração direta que estarão fechados durante o feriado prolongado são os de proteção social básica. Fazem parte: SAS (Supervisões de Assistência Social), CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social, e Centro POP (Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua).

Permanecem abertos todos os serviços conveniados da Proteção Social Especial de Alta Complexidade (centros de acolhida, núcleos de convivência para população de rua e serviços de abordagem, entre outros).

Trabalho

As 13 unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) estarão fechadas. Quem tinha agendamentos para essas datas será contactado nas próximas duas semanas pela prefeitura para agendar novos atendimentos.

Unidades do Poupa Tempo seguem fechadas até o dia 31 de maio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.