Designer usa quarentena para dar cor a fotos históricas de Santos

Imagens viralizam e despertam nostalgia em moradores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Santos

Uma imagem da Ponta da Praia, bairro de alto padrão da orla de Santos, no litoral paulista, tomada por verde, ruas de terra e com prédios ainda contados a dedo mudou a rotina do designer gráfico Bruno Arena, 30, durante a quarentena devido a pandemia de Covid-19.

Ele deu cores reais a uma foto histórica da década de 1960, ainda com o bairro em desenvolvimento, e encontrou uma espécie de desafogo mental em meio ao período de isolamento social.

O conteúdo viralizou com mais de 1.600 compartilhamentos em uma rede social e gerou comentários nostálgicos, com pessoas identificando antigas casas em que moraram e contando suas histórias.

Imagem aérea da Ponta de Praia na década de 60, colorizada digitalmente - Bruno Arena/Divulgação

“Realmente me empolga o fato de as pessoas gostarem, mas não tenho uma ambição financeira com isso, pois é uma outra linha de trabalho. Chamo isso, aliás, de higiene mental. Tenho um filho de cinco meses que não viu nem o que é o mundo fora ainda”, disse à reportagem.

O mesmo trecho da orla, atualmente, é cercado por arranha-céus e passou por amplo processo de reformas e modernização, com investimentos de pouco mais de R$ 130 milhões custeados pela iniciativa privada por meio de compensação ao município exigida por lei.

A remodelação, chamada de “Nova Ponta da Praia”, visou transformar o lugar em uma referência para o turismo na cidade e na região.

A ideia do designer surgiu quase sem querer, ele conta. Inicialmente, para atender a um tradicional clube da cidade, cliente da produtora em que trabalha desde 2011.

“Tínhamos elaborado uma campanha completa para novos sócios, mas veio a quarentena e todo o material produzido caiu. Estava procurando por fotos e encontrei uma da orla, que pegava um trecho do clube. Pensei: por que não colorir? Passei a usar o tempo livre para fazer isso”, conta.

A primeira foto em que trabalhou, de 1930, retrata uma visão quase limpa da orla da praia do bairro José Menino, também sem nenhum prédio ou grande construção.

O local hoje abriga realidade bem diferente, um parque e uma plataforma do emissário submarino, conhecido reduto de surfistas da cidade e praticantes de esportes, inaugurado em 1978.

Após a carga diária de trabalhos, Bruno dedica entre três a quatro horas a revitalizar fotos antigas. Desde que iniciou, já foram cerca de 15 trabalhos concluídos. O principal deles, da Ponta da Praia, precisou de quase 14 horas para ficar pronto.

Para dar cores a imagens antigas ele conta que primeiro busca referências atuais do lugar. Se não tem, faz uma leitura das variações de preto e branco, baseadas em técnicas que aprendeu como ilustrador. Nas fotografias, cada elemento é colorido um a um e passa por variados processos.

“Essa imagem da Ponta da Praia, por exemplo tinha muitas vegetações, telhados, ruas de paralelepípedos e terra. Vamos agrupando tudo por elementos, é como um quebra-cabeças e um processo bem longo”, resume.

Foto colorizada do Aquário Municipal de Santos, em meados da década de 40, na época da inauguração - Bruno Arena/Divulgação

Outros trabalhos produzidos pelo designer também têm chamado atenção. Em um deles, deu cores a uma foto da fachada do Aquário Municipal de Santos da década de 40, na época de sua inauguração. O equipamento, localizado em frente à praia, também no bairro da Ponta da Praia, é o aquário público mais antigo do país.

Há fotos ainda mais antigas, como a de trabalhadores no porto, de 1889, em que precisou restaurar até mesmo desgastes do tempo como furos e borrões.

Embarque de café no Cais do Valongo em 1889, no Porto de Snatos, antes e depois da colorização de foto de Marc Ferrez - Bruno Arena/Divulgação

Desde que iniciou, ele já recebeu diversos pedidos particulares para dar cores a fotos antigas de famílias, mas ainda não pensa em atender as demandas.

“Não conseguiria ainda dar um preço a isso. O meu trabalho é mais para levar as pessoas a lembrarem de algo bom, de momentos bons em uma época tão difícil”, conta.

“A partir das fotos vêm muitas histórias. Já ouvi muitos relatos”, completa.

A maior parte das fotos tratadas é do acervo do site Memória Santista, do jornalista e escritor Sergio Willians, presidente do Instituto Geográfico de Santos, cedidas para os trabalhos.

Até que acabe a quarentena ele diz que seguirá com o novo desafogo para a mente. O novo projeto de restauração, conta, ele guarda como surpresa.

Bairro do José Menino, em Santos, na década de 30. Ao fundo se vê a Ilha Urubuqueçaba e, à beira do mar, o Hotel Internacional, que ficava onde hoje se encontram os edifícios do 'pé na areia' - Bruno Arena/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.