Multidão de camelôs se aglomera no Brás, e gestão Covas faz operação

Vídeo mostra mercado a céu aberto: 'o Brás voltou'; prefeitura diz que vai coibir

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após o anúncio do início da reabertura pelo governo de São Paulo, o grupo de ambulantes que fica nas madrugadas aumentou e a Prefeitura de São Paulo fez uma operação na madrugada de quinta (4) para tentar coibir a multidão.

Imagens obtidas pela Folha mostram uma grande multidão na rua Rodrigues dos Santos, no Brás. A pessoa que faz a filmagem mostra uma grande aglomeração de comerciantes e camelôs e diz: "O Brás voltou".

O comércio não está permitido nas ruas da cidade até a aprovação de protocolos de segurança, o que não impediu a atuação irregular, que reuniu um grande número de pessoas, gerando risco de disseminação do coronavírus.

O vereador Adilson Amadeu (DEM) fez críticas ao poder público por, enquanto manda fechar comércios regulares, não impede esse tipo de aglomeração.

"Um absurdo. O governo fecha as portas para o comércio regular, que construiu grandes shoppings, hotéis, lojas, que dá 400 mil empregos, e os ambulantes começaram para valer", disse.

Ele afirmou que a polícia também tem de investigar grupos que cobram por segurança no local. Nesta semana, segundo ele, contêineres foram esvaziados para venda irregular naquele ponto.

Movimentação na rua Rodrigues dos Santos, durante o mês de maio, antes da reabertura
Movimentação na rua Rodrigues dos Santos, durante o mês de maio, antes da reabertura - Rivaldo Gomes/Folhapress/18.05.2020

A gestão Covas afirmou que "operação realizada na madrugada desta quinta-feira (4) teve o apoio da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana, e objetivo foi impedir que os ambulantes se estabelecessem, como forma de evitar aglomeração de pessoas".

Segundo a administração, a operação durou entre 22h e 5h, nas ruas Oriente, da Juta e Rodrigues dos Santos. As ações na região serão mantidas durante o mês de junho, diz a prefeitura.

"Vale ressaltar que a operação de fiscalização é contínua. Nos meses de abril e maio, foram apreendidos mais de 12 mil produtos vendidos irregularmente na região".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.