Ciclofaixa da Marginal Pinheiros reabre parcialmente na segunda

Via foi revitalizada durante o período em que esteve fechada; trecho na região da ponte Euzébio Matoso permanece interditado até 14 de agosto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ciclofaixa da Marginal Pinheiros, às margens do rio Pinheiros, reabre na próxima segunda-feira (3), após cerca de 4 meses fechada. O horário de funcionamento será das 5h30 às 18h30.

Nem toda a extensão da ciclofaixa —que tem 22 km— estará reaberta. Um trecho da via, na altura da ponte Euzébio Matoso, permanecerá fechado até o dia 14 de agosto para reformas.

A via foi fechada em março, no início da quarentena decretada por Doria para conter tentar o avanço da pandemia do novo coronavírus no estado. A ciclofaixa passou por uma reforma apoiada pelo banco Santander e pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Via ficou fechada por cerca de 4 meses e passou por reformas antes de reabrir ao público
Via ficou fechada por cerca de 4 meses e passou por reformas antes de reabrir ao público - Folhapress

Durante o período em que a ciclofaixa esteve fechada, foi instalada uma cabine para uso dos ciclistas na estação Vila Olímpia da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que gere a ciclofaixa com apoio privado da empresa Farah Services —cujo contrato de gestão do local tem duração de 36 meses.

De acordo com o governo do estado, a parceira renderá R$ 5,5 milhões em economia aos cofres de São Paulo. Parte do investimento da empresa foi adquirido pelo Santander.

"O asfalto mais danificado foi refeito e foram retiradas as lombadas para dar acessibilidade às bicicletas adaptadas – hand bikes. Também foram adquiridas seis cadeiras de rodas para auxiliar os ciclistas adaptados", diz comunicado do governo.

Haverá seguranças ao longo da via e os 12 banheiros públicos destinados aos ciclistas também foram reformados.

Com a parceira, o banco Santander deve instalar ainda um espaço de convivência para os usuários da ciclovia. O local deve ser inaugurado até o fim de 2020 na região da passarela que dá acesso ao Parque do Povo, no Itaim Bibi, zona oeste da capital paulista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.