Defesa Civil pede que turistas evitem a região serrana de Santa Catarina

Com previsão de neve, rede hoteleira já está esgotada; além do risco do coronavírus, há possibilidade de gelo nas estradas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Defesa Civil de Santa Catarina pede que os turistas não visitem a região serrana do estado nos próximos dias em razão da operação contra a Covid-19 e dos riscos provocados pela possibilidade de gelo nas estradas.

A previsão de que pode nevar na região a partir de quinta-feira (20) já esgotou a capacidade da rede hoteleira e, para a Defesa Civil, o adequado é que só os visitantes que já estão na serra circulem pelo local.

“Pedimos para os catarinenses que não se desloquem para a serra devido à previsão de grandes acúmulos de neve e do perigo nas rodovias”, afirmou o chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Jr., após reunião virtual realizada nesta terça-feira (18) entre o governo de Santa Catarina e o Grupo de Ações Coordenadas do Sul do Estado.

No encontro, as autoridades estabeleceram estratégias de ações conjuntas para lidar com a queda acentuada de temperatura.

Pontos turísticos tradicionais e áreas públicas como o Morro da Antena, em Urupema, e o Mirante da Serra do Rio do Rastro, em Lauro Muller, estão fechados por causa da pandemia do novo coronavírus.

Foto da camada de gelo que se formou no Caminhos da Neve, na serra catarinense, em julho deste ano - Mycchel Legnaghi

De acordo com o monitoramento climático da Defesa Civil, a massa de ar polar que avança sobre Santa Catarina vai provocar queda acentuada da temperatura em todo o estado. A previsão é de que entra quinta e sexta-feira (21) a sensação de frio permaneça durante todo o dia, com a temperatura não passando dos 10°C na região serrana e dos 14°C nas demais áreas.

Além de neve, existe a possibilidade de chuva congelada entre o final de quinta e a manhã de sexta no Planalto Sul, Grande Florianópolis Serrana, Meio Oeste e Planalto Norte.

Apesar do atrativo representado pela neve, o momento, segundo a Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina), não é adequado para viajar.

"Os hotéis e pousadas da região já estão com as suas capacidades completas, com os 50% permitido em decreto. A orientação para a população catarinense é de que não vá para a serra sem que tenha a sua reserva confirmada”, disse o presidente da Santur, Leandro Ferrari.

Entre as medidas de segurança adotadas para o final da semana está o preparo de sal para ser jogado nas estradas pela Polícia Rodoviária. O sal evita a formação de gelo na pista.

Nos próximos dias, o Brasil terá a onda de frio mais forte de 2020. Os efeitos dessa frente fria extensa e forte serão sentidos em áreas de todas as regiões do país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.