Gestão Covas inicia ação para instalar energia solar em 80 prédios públicos

Projeto será feito por meio de parceria público-privada; ideia é expandir uso do tipo de energia, hoje adotado em apenas dois locais municipais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A gestão Bruno Covas (PSDB) iniciou um projeto de instalação de energia solar na cidade de São Paulo, por meio da instalação de painéis em 80 unidades básicas de saúde.

Atualmente, apenas duas unidades do município têm energia solar, um prédio no Parque Natural Fazenda do Carmo e o da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, no parque Ibirapuera.

A prefeitura lançou na quinta-feira (20) consulta pública para o projeto, que será feito por meio de PPP (parceria público-privada).

Segundo a administração, a ideia é não só adotar usar energia renovável como diminuir a fatura nesses locais. Durante o período da PPP, de 25 anos, o gasto nesses 80 prédios cairia de R$ 139 milhões para R$ 15 milhões, uma redução de quase 90%.

A gestão Covas afirma que a ideia é ampliar para outros prédios público, com objetivo de expandir o modelo de PPPs sustentáveis.

A empresa que vencer a licitação poderá instalar as microusinas em até 80 prédios, com nível mínimo de geração de 460,7 MWh (Megawatt-hora). A vencedora também terá de cuidar da manutenção.

"O objetivo é que o projeto seja ampliado para outros prédios da prefeitura, fazendo com que o município de São Paulo se posicione como referência em PPPs de sustentabilidade no Brasil, evitando, por meio da geração de fonte limpa, a emissão de aproximadamente 30 mil toneladas de gases de efeito estufa ao ano, o que equivale ao emitido por cerca de 19 mil carros de passeio", diz a prefeitura, em nota.

A consulta pública vai até o dia 19 de setembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.