Descrição de chapéu Coronavírus

Ribeirão Preto anuncia que vai sair da fase vermelha e abrirá comércio no sábado

Afirmação foi feita nesta 5ª pelo prefeito Duarte Nogueira, um dia antes do anúncio do governo paulista

Ribeirão Preto

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (6) a saída da região da fase vermelha da quarentena devido à pandemia do novo coronavírus e, também, a reabertura do comércio já no sábado, para as vendas do Dia dos Pais.

O anúncio foi feito no palácio Rio Branco, sede do governo, e antecipou a decisão que deve ser transmitida pelo governo do estado nesta sexta-feira (7), no 10º balanço do Plano São Paulo, que define como cada região poderá reabrir os setores econômicos de acordo com a fase em que se encontra.

Além da região de Ribeirão Preto, estão na atualmente na fase vermelha do plano as regiões de Franca, Piracicaba e Registro. Para a definição, o governo leva em conta a média da taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivas para pacientes com Covid-19 e números de novas internações e óbitos no período.

Nogueira vinha sofrendo pressões para a reabertura do comércio nas últimas semanas, já que a região de saúde de Ribeirão, composta por 26 cidades, está na fase vermelha do plano —a mais restritiva— há oito semanas. Ele chegou a ser alvo de protestos violentos, que incluíram socos em seu veículo ao deixar a prefeitura.

“Já comunicamos a associação comercial, o sindicato varejista, shoppings, representantes de salões de beleza que estiveram conosco nos últimos dias”, disse o prefeito.

Ribeirão Preto soma 15.432 casos da Covid-19, com 427 mortes.

homem de camisa cinza e crachá fala ao microfone com bandeiras ao fundo
O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), que anunciou a saída da região da fase vermelha do plano São Paulo - Alan Santos/PR

Na última terça-feira (4), o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, disse no HC (Hospital das Clínicas) de Ribeirão que a cidade poderia avançar para a fase amarela no anúncio desta sexta, caso seguisse com bons indicadores sobre a doença.

Após ter chegado em julho a 99,4% de ocupação nos leitos exclusivos para Covid-19, Ribeirão tem, nesta quinta-feira (6), 68,75%, com 165 pacientes internados, para 240 leitos implantados. Em 24 de julho, eram 204 os leitos existentes.

Na última terça-feira, eram 190 os pacientes internados em UTIs de nove hospitais públicos e privados, o que mostra queda na ocupação nos últimos dias.

Com o anúncio do avanço de fase, além das atividades consideradas essenciais, poderão reabrir na região shopping centers, comércio de rua, concessionárias de veículos, imobiliárias, escritórios de profissionais liberais, bares, restaurantes, academias e salões de beleza, entre outras atividades.

Segundo o secretário da Saúde da cidade, Sandro Scarpelini, com o incremento de novos leitos e a queda no total de ocupações nos hospitais, a cidade tem condições de abrigar casos graves da doença que possam surgir.

Nogueira deve publicar no Diário Oficial desta sexta as regras para a abertura dos setores a partir de segunda, exceto comércio, que já poderá abrir sábado.

A Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) disse que, diante da reabertura das lojas no sábado, comerciantes devem preparar seus estabelecimentos com medidas protetivas para receber os consumidores.

“Temos percebido a boa vontade do Executivo municipal, tanto por parte do secretário de Saúde, Sandro Scarpelini, como do prefeito Duarte Nogueira, para antecipar a reabertura do comércio já neste sábado, o que é recebido por nós como uma ótima notícia, mas que implica responsabilidades para comerciantes e para a população”, disse o presidente da entidade, Dorival Balbino.

Segundo a Acirp, a reabertura de lojas e estabelecimentos às vésperas do Dia dos Pais é “fundamental para minimizar os prejuízos e a onda de falências e desemprego no setor”.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.