Descrição de chapéu Coronavírus

Desinformação foi usada para deslegitimar isolamento social durante a pandemia

Mais de 800 verificações foram produzidas por plataformas de checagem de 63 países

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Chico Marés
Agência Lupa

O isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19 foi um dos temas mais comuns em peças de desinformação publicadas durante a crise. Ao todo, 814 verificações foram feitas sobre o tema em 63 países, segundo as bases de dados do Coronavirus Facts Alliance e CoronaVerificado. O Brasil se destaca: foram 59 checagens, atrás somente da Índia (365).

A maior parte dos conteúdos visa contestar a legitimidade das medidas. Um dos meios usados foi apontar que autoridades responsáveis por decretá-las estariam ignorando as regras.

Na Itália, por exemplo, uma foto de 2018 mostrando o primeiro-ministro Giuseppe Conti, a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Emmanuel Macron, circulou como se eles estivessem descumprindo as normas de isolamento, distanciamento social e uso de máscaras. Macron foi também acusado de passear de jet ski no meio da pandemia. As fotos eram antigas.

Já na Argentina, três imagens antigas do presidente Alberto Fernandez sem máscara foram compartilhadas como se fossem recentes e ele estivesse desobedecendo regras de distanciamento social. Sua vice, Cristina Kirchner, foi alvo de peça de desinformação similar.

No Brasil, as principais vítimas foram os governadores. Fotos de João Doria (PSDB), de São Paulo, Wilson Witzel (PSC), do Rio de Janeiro, e Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, tiradas antes da pandemia em atividades até então normais, como jantares e viagens, circularam como “provas” de que eles estariam descumprindo as normas que determinaram.

Políticos de esquerda e centro-esquerda da Colômbia também foram falsamente acusados de “furar” o isolamento, assim como os ministros-chefes (cargo equivalente ao de governador) dos estados indianos de Telangana e Karnataka.

A história não recaiu somente sobre políticos. Um número significativo de posts publicados em redes sociais usava fotos antigas para acusar muçulmanos de desrespeitarem o isolamento para práticas religiosas. Conteúdos desse tipo foram verificados na Austrália, no Reino Unido, no Canadá e na Espanha. Na Índia, país com 14% da população muçulmana, 25 verificações desse tipo foram produzidas.

Outra forma de desacreditar as medidas de isolamento social foi associá-las à repressão estatal. Imagens e vídeos falsos de policiais ou militares agredindo civis que, supostamente, descumpriam regras foram comuns em diferentes partes do mundo —e particularmente populares no Brasil e na Índia.

No Brasil, vídeos falsos denunciando a suposta repressão policial durante a pandemia circularam em abril. Ironicamente, isso começou com um vídeo viral que mostrava uma situação verdadeira: em Araçatuba, no interior de São Paulo, guardas municipais imobilizaram uma moradora que frequentava uma praça enquanto a cidade estava sob quarentena.

Na mesma época, outros vídeos apareceram. Um deles mostrava um homem sendo derrubado de forma violenta por um policial. A legenda dizia que era um idoso que tinha desrespeitado a quarentena. Contudo, o vídeo tinha sido filmado antes do decreto, e mostrava um homem embriagado que ameaçava transeuntes com uma faca. Esse vídeo também circulou fora de contexto no Paquistão.

Na Índia, esses conteúdos já circulavam em março. Uma das publicações acusava policiais de agredir trabalhadores migrantes em estradas por desrespeitarem o isolamento social. As “provas” seriam fotos das marcas de tortura. As fotos, contudo, eram de 2019 e 2017, e tinham sido tiradas em Bangladesh.

Nem todos os conteúdos buscavam deslegitimar o isolamento. Enquanto a Itália estava sob quarentena, uma foto digitalmente alterada dos canais de Veneza circulou com uma legenda que dizia que “a natureza estava se curando”. E não foi a única: 41 publicações desse tipo foram verificadas por plataformas de checagem pelo mundo.

pequena multidão de pessoas parada diante de estabelecimento com toldo durante a noite
Aglomeração em torno de bares da Vila Madalena, São Paulo - Danilo Verpa-5.set.20/Folhapress

No Japão, usuários de redes sociais e até veículos de comunicação compartilharam um vídeo de veados andando pelas ruas de Tokyo. A gravação fora registrada antes do início das medidas de isolamento na cidade de Nara —famosa por abrigar um parque com centenas de veados que, volta e meia, “invadem” as ruas.

Já na Venezuela, posts em redes sociais diziam que a redução na atividade econômica causada pela quarentena tinha baixadoas temperaturas médias no mundo e aumentado a camada de ozônio. Tudo falso.

Esta coluna foi escrita pela Agência Lupa a partir das bases de dados públicas mantidas pelos projetos CoronaVerificado e LatamChequea Coronavírus, que têm apoio do Google News Initiative, e pela CoronaVirusFacts Alliance, que reúne 88 organizações de checagem em todo mundo. A produção das análises tem o apoio do Instituto Serrapilheira e da Unesco. Veja outras verificações e conheça os parceiros em coronaverificado.news

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.