Descrição de chapéu Obituário Moacir Paulino Silveira (1952 - 2020)

Mortes: Transformou dificuldade em trabalho, alegria e esperança

Moacir Paulino Silveira foi um dos principais líderes sindicais e políticos de Pernambuco

São Paulo

Os dias sofridos nunca foram impedimento para Moacir Paulino transmitir alegria. Não havia facilidade em sua vida.

Para ter melhores condições de moradia, por exemplo, comprou um terreno e passou anos construindo a própria casa, segundo conta o amigo há 35 anos, o presidente estadual do PC do B em Pernambuco, Marcelino Granja, 60.

“Ele era muito altivo, não reclamava das coisas e nem perdia o sorriso”, diz Marcelino.

Moacir Paulino Silveira (1952-2020)
Moacir Paulino Silveira (1952-2020) - Arquivo pessoal

Metalúrgico desde 1972, dois anos depois organizou uma greve na fábrica onde trabalhava e foi demitido por razões políticas.

Foi dirigente por diversos mandatos do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco, do qual chegou a ser vice-presidente e também presidente interino.

Além disso, atuou em outras entidades, como a Confederação Nacional dos Metalúrgicos e a CUT (Central Única dos Trabalhadores) de Pernambuco, entre outras.

Em 2010, foi um dos fundadores e primeiros dirigentes da Fitmetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil).

Além da atuação sindical, era militante e dirigente do PC do B de Pernambuco. Orgulhava-se por fazer aniversário na mesma data de fundação do partido. Entusiasta das lutas operárias, Moacir também gostava de se dedicar ao estudo e à leitura. Fez todos os cursos de formação do PC do B.

As poucas horas vagas eram entregues a momentos raros ao lado da família.

Não abandonava a esperança de viver em uma sociedade mais justa, igualitária e livre das dificuldades que atingem a classe trabalhadora.

Moacir Paulino morreu no dia 19 de setembro, aos 68 anos, em decorrência de complicações pulmonares. Ele estava internado desde julho, quando sofreu um AVC. Deixa esposa, filhos e netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.