Descrição de chapéu Coronavírus

Para segurança de motoristas, Uber pedirá selfie de passageiro de máscara

Empresa não divulga dados do impacto da pandemia para motoristas, mas diz que corridas caíram 80%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Uber vai ampliar suas funcionalidades de segurança, incluir checagem de documentos de passageiros e pedir até foto para ver se os usuários estão usando máscara, anunciou a companhia nesta quinta-feira (3).

Motorista da Uber instala proteção em carro para se isolar de passageiro durante a pandemia da Covid-19
Motorista da Uber instala proteção em carro para se isolar de passageiro durante a pandemia da Covid-19 - Rubens Cavallari/Folhapress

A principal novidade é a análise do documento de passageiros que não adicionam o cartão de crédito na plataforma. Motoristas reclamam que o pagamento em dinheiro facilita fraudes e assaltos, porque pessoas podem se registrar com email falso, dificultando o rastreio em caso de crime.

Agora, a empresa vai pedir que passageiros escaneiem um documento e promete checar a veracidade dele antes de autorizar a corrida. A checagem de documentos já acontece para motoristas se cadastrarem na empresa.

A empresa também anunciou que vai estender a todas as 500 cidades brasileiras onde atua a função de gravar o áudio das viagens, opção que só existe hoje em alguns lugares. Se se sentir inseguro, o passageiro pode acionar a gravação dos sons de dentro do carro e acionar a polícia. Paradas inesperadas e fora da rota da corrida também darão a opção de chamar por ajuda.

A empresa concentrou seus esforços em segurança em 2018, e a questão voltou ao foco no fim do ano passado, quando uma sequência de assaltos e até assassinatos de motoristas ganharam as páginas dos jornais.

Outro mecanismo que hoje só vale para motoristas deve passar a valer também para os passageiros: antes de embarcar, o aplicativo pedirá que o usuário faça uma fotografia do próprio rosto para mostrar que está usando máscara, medida considerada essencial para controlar a disseminação do novo coronavírus.

A pandemia da Covid-19 impactou fortemente a renda dos motoristas, embora a empresa se recuse a divulgar os números de quanto caiu a renda de quem trabalha na plataforma. Segundo a diretora geral da Uber Brasil, Clauda Woods, a divisão de corridas teve perdas de 80%.

A empresa diz que tem 22 milhões de usuários cadastrados e mais de 1 milhão de motoristas e entregadores. Com a pandemia, diz que custeou R$ 11 milhões em assistência a motoristas infectados e que fazem parte de grupos de risco.

Essa queda foi atenuada por outro crescimento, o do Uber Eats, que começou como entrega de comida e, com a pandemia, incluiu delivery de mercados, farmácias e lojas de conveniência, além de incluir pequenos restaurantes que tiveram que recorrer à plataforma para manter seus ganhos de portas fechadas para o público.

"Os mesmos motoristas [que perderam corridas] passam a fazer entrega para Uber Eats, para atender a essa demanda", diz Woods.

Neste ano, entregadores de aplicativos se organizaram e fizeram protestos e greves por condições melhores de trabalho e diminuição das taxas cobradas. Questionada sobre as demandas, Woods ressaltou a flexibilidade que tem quem trabalha para as plataformas da Uber e a facilidade de entrar para o negócio no momento atual de crise econômica.

"Quando a gente olha para o momento econômico de muitos dos países onde a Uber está presente, com o PIB caindo, com a economia cada vez mais estressada em função da Covid, essa flexibilidade passa a ser mais importante", afirma Woods.

Para a executiva, não é possível "fugir da importância" que tem "a flexibilidade do momento de trabalho", seja para complementar renda ou como atividade principal, oferecida pela plataforma. "Prover a oportunidade para mais de 1 milhão de parceiros é extremamente importante", disse ela, que ressaltou também o Uber Pro, programa de fidelidade que dá desconto em combustível e facilita o aluguel de automóveis, entre outras coisas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.