Descrição de chapéu Coronavírus

Doria libera visitas em cemitérios no feriado de Finados

Abertura para visitantes ainda depende de autorização dos municípios

São Paulo

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda (26) que os cemitérios do Estado de São Paulo poderão abrir sem restrições para visitas no feriado de Finados na próxima segunda (2).

A abertura dos cemitérios, no entanto, ainda depende da autorização dos municípios. A data costuma reunir milhares de pessoas para homenagear parentes e familiares.

Com a pandemia, diversas cidades restringiram o acesso aos cemitérios. Em São Paulo, por exemplo, os enterros passaram a acontecer sempre com o caixão lacrado e os velórios tiveram sua duração limitada a apenas uma hora para, no máximo, dez pessoas.

"O nosso Centro de Contingência, com mais de 20 médicos e especialistas, não estabeleceu nenhuma restrição aos cemitérios. Recomenda expressamente a quem for, que usem máscara, evitem aglomerações e respeitem o distanciamento social", disse o governador.

O governo também anunciou que a partir do próximo sábado (31) todos os parques estaduais paulistas serão reabertos aos finais de semana. Até então, eles só estavam abertos em dias de semana.

Na capital, voltarão a funcionar todos os dias os parques estaduais Villa-Lobos, da Água Branca, Horto Florestal, Parque da Juventude, os quatro núcleos do Parque Ecológico do Tietê, Manoel Pitta e Guarapiranga.

O prefeito Bruno Covas (PSDB) também anunciou na manhã desta segunda que os parques municipais voltam a funcionar aos sábados, domingos e feriados. A cidade tem 108 parques municipais.

"Estamos na 12ª semana de redução nos índices da pandemia, em número de casos, internações e óbitos. Isso, no entanto, não nos desobriga de termos cuidado, atenção e respeitar as orientações da medicina e saúde", disse o governador.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.