Descrição de chapéu
Simone Pires

Famílias de pessoas com deficiência devem poder escolher instituição que melhor lhe atende

Decreto de Bolsonaro garante que aqueles que não se adaptam também possam aprender

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Simone Pires

Toda pessoa tem direito fundamental à educação, e a todos deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem.

Partindo desse princípio e respeitando a diversidade humana, devemos pensar em vários modelos educacionais e diferentes formas de atendimento. É impossível que todas sejam atendidas por um único modelo.

Todas pessoas têm direito a atendimento educacional, mas é preciso respeitar suas características e necessidades e, para tanto, obter a colaboração de profissionais de diversas áreas.

Desde 1994, o Decreto de Salamanca nos propõe a inclusão em escolas regulares. Estamos em 2020, porém, e não vemos, na prática, aquilo que foi proposto. A realidade é muito pior: brinca-se de “fazer inclusão“, diminuindo a possibilidade de aprendizado adequado e até mesmo de socialização.

Determinar que todos devem ir para escola regular significa fechar as portas para outras pessoas e suas necessidades, como ocorre no caso de autistas severos adolescentes ou adultos. Muito mais interessante seria garantir a todos um local de ensino e atendimento adequado ( e individualizado ).

Haverá pessoas que se beneficiarão e serão incluídas, pedagogicamente e socialmente, em escolas regulares. Outros, contudo, serão mais bem atendidos em escolas regulares com salas especiais (em que há integração), e haverá ainda aqueles que se beneficiarão de escolas ditas especiais.

Acredito que deva haver uma parceria entre familiares, profissionais e escolas para fazer a opção pelo que é melhor naquele momento —e isso poderá ser alternado de acordo com o desenvolvimento ou necessidade da pessoa assistida.

Enquanto isso, não se deve parar o incentivo à formação e à capacitação de professores e demais profissionais.

Ainda é preciso estabelecer diretrizes, mas o decreto da Política Nacional da Educação Especial (PNEE), emitido pelo presidente Jair Bolsonaro em 30 de setembro de 2020, dá a garantia de atendimento em uma instituição que não o ensino regular e o direito de escolha às famílias de pessoas com necessidade educacionais especiais caso o indivíduo não se adapte à escola regular.

Como médica e mãe de uma pessoa com deficiência, acredito que existam diversas formas de aprendizado e inclusão. Estas devem ser avaliadas de acordo com a realidade.

É medica especializada pelo Maps ( Medical Academy of Pediatrics Special Needs ) e mãe do Pipe, que tem autismo 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.