Descrição de chapéu Obituário Lindalva Bezerra da Soledade (1937 - 2020)

Habilidosa nas panquecas, esmerou-se na casa e na família

Lindalva Bezerra da Soledade tinha a doçura e a generosidade como marcas da personalidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Cuidado e capricho poderiam ser os lemas da dona de casa Lindalva Bezerra da Soledade, mas ela tinha outras tantas qualidades que era difícil defini-la em poucas palavras. Ao contrário de muitos, ela gostava de serviços domésticos. Manter a casa limpa e arrumada era questão de honra, assim como cuidar do bem-estar da família.

Lindalva era pernambucana. Ainda criança mudou-se para o Paraná, onde cresceu, casou e teve dois filhos, Ivo e Sílvio de Oliveira —este último já morto. Separada, foi a São Paulo. Para sobreviver, trabalhou como doméstica e em um laboratório. Conheceu o mineiro Iraci Pinto Moreira, hoje com 75 anos. Da união, nasceu a filha, a jornalista Tatiana Soledade Moreira, 40. O casamento ocorreu após mais de 20 anos juntos.

Lindalva Bezerra da Soledade (1937-2020) e a filha Tatiana Soledade
Lindalva Bezerra da Soledade (1937-2020) e a filha Tatiana Soledade - Reprodução/Facebook

“A doçura e a generosidade eram muito marcantes na personalidade da minha mãe. As pessoas se referiam a ela como uma dama”, diz Tatiana.

Da natureza, admirava as rosas que cultivava e o mar. Cozinhar era uma de suas maiores habilidades —ninguém fazia panquecas como as suas.

Sua saúde era instável. Por volta dos 50 anos, descobriu o reumatismo e fez uso de medicação durante muito tempo.

Em 2018, veio a cirrose hepática. Até o início da pandemia, Lindalva ia à Santa Casa de São Paulo até três vezes por semana para tratamento.

A ameaça do novo coronavírus fez com que os atendimentos fossem suspensos e retomados em julho. Lindalva, o marido e a filha contraíram Covid-19. Como tinha comorbidades significativas, ela não resistiu.

Lindalva Bezerra da Soledade morreu dia 7 de outubro, aos 83 anos. Deixa o marido, dois filhos, uma nora, cinco netos e o desejo de um dia ter sido cabeleireira.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.