Descrição de chapéu cracolândia

Operação policial causa tumulto e correria na região da Cracolândia, em SP

Bombas de gás foram disparadas e vias foram bloqueadas na região central da cidade na tarde deste sábado (3)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma operação policial realizada na tarde deste sábado (3) na região da Cracolândia, no centro da cidade de São Paulo, causou tumulto e muita correria.

Um vídeo feito pela reportagem da Folha mostra um grupo de pessoas acuadas numa esquina do centro.

Por volta das 16h30 era possível ouvir um barulho intenso de bombas de gás lacrimogênio —um dos artefatos, inclusive, foi lançado contra o grupo, que correu e se dispersou.

Tumulto na região da Cracolândia, no centro de SP, durante operação policial na tarde deste sábado (3)
Tumulto na região da Cracolândia, no centro de SP, durante operação policial na tarde deste sábado (3) - Irapuan Campos/Folhapress

Na operação, policiais militares fizeram bloqueios pontuais com carros da corporação nas principais vias do centro, como a Duque de Caxias.

Em nota, a Craco Resiste, entidade que monitora a situação da Cracolândia, disse que a ação é realizada pela Guarda Civil Metropolitana e pela Polícia Militar. “Já foram lançadas diversas bombas dispersando o fluxo em direção à praça Princesa Isabel e à avenida Rio Branco”, informou a organização.

Procurada, a Secretaria de Segurança Pública da gestão Doria (PSDB) informou que a Polícia Militar prestou apoio a agentes municipais e atuou para conter um princípio de tumulto pela alameda Dino Bueno, na Santa Cecília, endereço da Cracolândia. "Não houve registro de feridos ou detidos até o momento", informou a pasta.

Em setembro, um conflito entre usuários de drogas, de um lado, e guardas-civis e PMs, de outro, causou tumulto na Cracolândia.

De acordo com a PM, o conflito foi provocado porque um traficante que abasteceria com drogas o local foi preso no dia anterior da ação policial, ocorrida na noite do dia 24 de setembro.

Com o suspeito foram encontrados, dentro da mochila, 98 porções de maconha, 300 de cocaína, 29 tabletes de maconha, um tijolo de maconha e R$ 1.148 em notas e moedas.

O peso total das drogas apreendidas foi de aproximadamente 2,4 kg de maconha e 240 g de cocaína.

Investigações da Polícia Civil já apontavam que traficantes usam os usuários de drogas como escudos contra ações policiais.

Carro da PM na avenida Duque de Caxias, na região central de SP,  na tarde deste sábado (3)
Carro da PM na avenida Duque de Caxias, na região central de SP, na tarde deste sábado (3) - Irapuan Campos/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.