Frase 'Silêncio é apagamento' é inscrita no Minhocão por coletivo artístico

Grupo é o mesmo que escreveu 'Vidas negras importam' na Av. Paulista e 'O futuro é uma mulher preta', na Av. Nove de Julho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na madrugada deste sábado (28) o coletivo Nós Artivistas pintou a frase "Silêncio é apagamento" no Elevado João Goulart, o Minhocão, viaduto na região central de São Paulo. O grupo é o mesmo que, no último sábado (21), escreveu "Vidas negras importam" na Av. Paulista.

vista aérea da frase "silêncio é apagamento" escrita no viaduto de concreto que corta o bairro dividindo prédio e casas
Frase "Silêncio é apagamento" é escrita no Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, na região central de São Paulo - @VolpeImagens - 28.nov.2020

As intervenções são feitas em protesto pelo assassinato de João Alberto Silveira Freitas, espancado por seguranças do supermercado Carrefour em Porto Alegre. O caso ganhou projeção nacional por sua brutalidade e também pela data da ocorrência: a véspera do Dia da Consciência Negra.

Desde então, o coletivo artístico, que se organiza a partir de convocações públicas e é composto por artistas voluntários, vem fazendo intervenções urbanas para chamar atenção à causa antirracista.

Na madrugada de sexta-feira (27), os artivistas inscreveram a frase "O futuro é uma mulher preta" na Av. Nove de Julho.

vista aérea da frase  "O futuro é uma mulher preta"  inscrita no concreto
Frase "O futuro é uma mulher preta" é pintada no chão da Av. Nove de Julho pelo coletivo Nós Artivistas - Gabriel Cabral - 27.nov.2020/Folhapress

Todas as ações realizadas pelo Nós Artivistas foram acompanhadas pela Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) e autorizadas pela Prefeitura da cidade. A Polícia Militar de São Paulo também colaborou com a intervenção artística, com a segurança dos artistas.

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do que havia sido publicado, a frase inscrita no Minhocão é "Silêncio é apagamento". De início, constava no título da reportagem "Silêncio é pagamento"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.