Descrição de chapéu Obituário Luiz Carlos Gertel (1946 - 2020)

Mortes: Gênio das palavras, usou a crônica para fotografar São Paulo

Luiz Carlos Gertel trabalhou mais de 40 anos ao lado de José Paulo de Andrade na Rádio Bandeirantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pouco mais de três meses após a morte do radialista José Paulo de Andrade, foi a vez de Luiz Carlos Gertel, seu companheiro no dial por mais de 40 anos.

Em 1978, Gertel trocou a Folha da Tarde pela Rádio Bandeirantes AM e deixou a emissora em abril de 2015.

Entre as reportagens e os boletins sobre trânsito, estradas e transporte público, tornou-se um cronista da cidade. Marcou época em programas como “O Pulo do Gato”, “Primeira Hora” e “Jornal Gente”.

Ele saboreava as palavras para retratar o cotidiano de São Paulo. Gertel foi um mestre, que ensinou o bom jornalismo a várias gerações.

Luiz Carlos Gertel (1947-2020)
Luiz Carlos Gertel (1947-2020) - Arquivo pessoal

Nascido em São Paulo, era filho de Noé Gertel, jornalista, militante político e um dos fundadores do Partido Comunista do Brasil, e da tecelã e militante comunista Raquel Gertel.

Nos momentos de descanso do microfone, não havia lugar melhor do que a sua casa. Gertel era avesso a festas e badalações.

“Ele tinha um humor maravilhoso e uma ironia elegante. Suas mensagens no WhatsApp aos amigos eram divertidas. O Gertel era um homem simples, humilde, gentil e generoso”, diz a esposa, a jornalista Vera Lucia Fiordoliva Gertel, 70.

Eles se conheceram na Rádio Bandeirantes. Eram amigos do coração e se admiravam. A paixão surgiu após o primeiro convite para um chope. Eles ficaram 35 anos casados.

Apesar de pacato, Gertel gostava do colorido. Seu bom gosto o fazia transitar da Bossa Nova até Beatles. “Sabiá”, de Tom Jobim, era uma das canções preferidas.

Uma queda foi o aviso de que a partida estava próxima. Foram 15 dias internados na UTI até o estado de saúde debilitar gradativamente.

Luiz Carlos Gertel morreu aos 74 anos, no dia 2 de novembro. Deixa a esposa Vera, o filho João Marcelo, a enteada Maria Rita, a nora Gabriela e o neto Francisco​; e os também filhos, os cães Joca e Maricota e um coelho —​Gertel era apaixonado por animais.

“Os meses da quarentena foram os melhores da nossa vida. A gente se amou mais, conversou mais. Acho que foi uma preparação. Eu me sinto muito abençoada”, diz Vera.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.