Descrição de chapéu chuva clima

Tempestade alaga vias, arrasta carros e deixa rastro de destruição em São Carlos (SP); veja

Ao menos quatro pessoas foram resgatadas em situações críticas na cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

Uma forte chuva que atingiu São Carlos (a 232 km de São Paulo) no fim da tarde desta quinta-feira (26) provocou quatro grandes pontos de alagamento, arrastou dezenas de veículos e deixou um rastro de destruição na região central da cidade.

O temporal começou por volta das 16h30, durou pouco mais de uma hora e, em poucos minutos, já tinha provocado alagamentos na região da Baixada do Mercado.

Com a força da água, carros começaram a ser arrastados e ficaram empilhados. Pelo menos duas dezenas de veículos, incluindo camionete, um pequeno caminhão e uma van, foram levados pela correnteza. Alguns bateram em muros, paredes e portas de lojas. Também foram arrastadas lixeiras e até uma geladeira.

Carros empilhados após tempestade que caiu em São Carlos (SP) - Romerito Pontes/Futura Press/Folhapress

Na região, ao menos quatro pessoas tiveram de ser resgatadas. Policiais militares retiraram um casal de idosos que estava preso dentro de um carro; em outra situação, pai e filho chegaram a ser arrastados pela correnteza, mas tiveram a ajuda de pessoas que se protegiam do temporal e se salvaram sem ferimentos.

O Corpo de Bombeiros também utilizou botes para chegar a locais em que havia pessoas ilhadas.

Lojistas fecharam seus estabelecimentos e tentaram proteger mercadorias, mas a força da água destruiu portas de comércios e, em vídeos publicados em redes sociais, muitos choravam a perda de produtos na véspera da Black Friday. Em outra loja, seis funcionários foram obrigados a deixar o local de mãos dadas, com a água próxima à cintura.

Outros três principais pontos de alagamento em São Carlos foram a rotatória do Cristo, a praça Itália e a região do Bicão, de acordo com a prefeitura.

Após a tempestade, era visível a destruição de boa parte do asfalto nas ruas.

A chuva atingiu também salas da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Prado, o que obrigou a interrupção do atendimento. Os pacientes estão sendo direcionados às outras duas UPAs da cidade, nos bairros Cidade Aracy e Santa Felícia.

A Prefeitura de São Carlos emitiu comunicados durante e após as enchentes em que pedia às pessoas para não saírem de casa e evitarem deslocamentos.

Para ajudar a recuperar os estragos, a Prefeitura de Araraquara, a 40 quilômetros de São Carlos, informou que enviará dez caminhões, além de outros veículos e equipes.

“Araraquara está solidária pela grave situação vivida pelos moradores de São Carlos em virtude da forte chuva desta tarde”, disse o prefeito Edinho Silva (PT).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.