Descrição de chapéu Coronavírus

Grupo de estudos da periferia cria app para medir lotação do transporte em SP na pandemia

Primeiros alertas da ferramenta 'Sufoco' mediram muita demanda em ônibus, com 65% das reclamações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lucas Veloso
São Paulo | Agência Mural

A atendente de telemarketing Ibene Alves, 49, mora com o marido e o filho em Guaianases, no extremo leste da cidade, mas trabalha na Lapa, na zona oeste. Todos os dias são cerca de 3 horas e 20 minutos gastos para ir e voltar do trabalho. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, tem tido de enfrentar aglomerações.

“Tem dia que pego o ônibus e ele está lotado, com pessoas sentadas e gente em pé. Aí você você tem que entrar na condução e passar no corredor, colado nas pessoas. Acabamos ficando bem próximos um dos outros, aí o isolamento acaba indo por água abaixo”, diz.

Estação da Luz, uma das mais movimentadas de São Paulo
Estação da Luz, uma das mais movimentadas de São Paulo - Paulo Talarico/Agência Mural

A rotina que sempre marcou a ida ao trabalho na cidade de São Paulo ganhou peso, por causa dos cuidados necessários para evitar a Covid-19. Mas pouca coisa mudou, afirmam moradores.

“Nem mesmo a pandemia foi capaz de mudar essa situação, quando as orientações médico-sanitárias demonstram a necessidade de manter um distanciamento regulamentar”, afirma o geógrafo e professor do campus zona leste da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Ricardo Barbosa da Silva, 43.

Morador da Penha, zona leste da capital, ele é um dos criadores do aplicativo “Sufoco: lotação nos transportes coletivos na RMSP”, disponível para celulares Android na loja de aplicativos ou no site do projeto.

O app busca mapear as situações de maior lotação. A ideia é mapear de maneira colaborativa os alertas das pessoas em situações de lotação nos transportes coletivos na região metropolitana de São Paulo.

“Cada ponto reportado no mapa terá algumas informações sobre a lotação dos transportes, como ônibus, metrô ou trem, além de dia, horário e condição de lotação”, diz. Ricardo também é coordenador da Rede Mobilidade Periferias, grupo de pesquisa que trabalhou na criação do App.

A equipe voluntária do projeto também conta com Leonardo Garcez, colaborador no desenvolvimento do aplicativo e mestrando da Universidade do Vale do Itajaí; Tatiana Ashino, arquiteta e especialista pela Unifesp campus zona leste; e Cintia de Almeida, bolsista e estudante de história do campus Guarulhos da universidade.

Desde 9 de novembro, dia em que foi disponibilizado, mais de 200 pessoas baixaram o ‘Sufoco’ e cerca de 40 alertas de lotação. Segundo Ricardo, ainda é muito cedo para fazer qualquer tipo de conclusão, mas os dados preliminares mostram que os alertas de lotação no transporte foram 65% nos ônibus, 20% nos trens da CPTM e 15% no Metrô.

Dos alertas citados em relação a condição de lotação, 65% disseram que estava muito lotado (passageiros em pé e com aglomeração), 30% lotado (passageiros em pé e sem aglomeração) e 5% lotação máxima (não foi possível entrar).

De acordo com o professor, as ações dos agentes públicos de São Paulo foram ineficazes ou induziram a lotação. Cita como exemplo a ampliação do rodízio de automóveis e a diminuição da frota de ônibus e trens na região metropolitana da cidade.

“Isso colocou as pessoas em condição de mais vulnerabilidade ao contágio do coronavírus. Geralmente, os mais pobres, negros e periféricos que não puderam ficar em isolamento em casa e são mais dependentes dos transportes coletivos”.

Até agora as linhas mais reportadas em termos de lotação foram a linha 11-Coral da CPTM, a linha de ônibus 809A -10 Jardim D'abril-Terminal Pinheiros e a linha 3-Vermelha do Metrô.

Procurada, a Sptrans afirma que foi constatado o descumprimento da programação estabelecida para a linha 809A/10 Jardim D'abril - Terminal Pinheiros e que a empresa responsável seria notificada para que regularize a operação.

No entanto, as empresas responsáveis pela fiscalização no transporte público de São Paulo, em geral, negam os problemas causados pela lotação durante a pandemia.

A Sptrans afirma que acompanha em tempo real a operação do transporte público e realiza os ajustes sempre que constatada a necessidade. Atualmente, afirma que 87,9% da frota operacional em relação ao período anterior à pandemia tem circulado para atender aproximadamente 60% da demanda.

Interior de ônibus lotado em SP
Interior de ônibus lotado em SP - Léu Britto/Agência Mural

O Metrô de São Paulo e a CPTM responderam por meio da STM (Secretaria dos Transporte Metropolitanos). A pasta diz estar com a ‘Operação Monitorada’ desde o início da quarentena e que a estratégia inclui mais trens nas linhas da CPTM e do Metrô quando constatada a necessidade.

A STM disse que a oferta chega a 100% da frota em algumas linhas nos horários de pico, mesmo com a queda expressiva no número de passageiros.

De acordo com a pasta, nos primeiros meses da pandemia, a demanda chegou ao patamar de 20% do normal e hoje está em torno de 53% na média nas três empresas —Metrô, CPTM e EMTU, que antes da pandemia transportavam cerca de 10 milhões de passageiros por dia.

A percepção dos passageiros, contudo, é de medo do contágio por causa da aglomeração. Ibene diz que desde o mês de abril percebe o transporte público cada vez mais lotado. “Fotografei algumas coisas na linha 7- Rubi, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e flagrei pessoas sem máscaras dentro de vagões lotados”, afirma.

Do Capão Redondo para a Sé, o entregador de aplicativo Felipe dos Santos, 25, gasta cerca de 2h entre trem e ônibus. Apesar da pandemia, relata que não viu mudanças e nem viajou mais tranquilo durante os últimos meses. “As empresas diminuíram as frotas, né? Mas o movimento deveria ser o contrário já que todos os dias a gente viaja esmagado”, afirma.

“Por sorte, alguns dias eu voltava sentado no ônibus, mas depois de março, isso nunca mais aconteceu. É lotado todo dia. Qualquer hora é esse sufoco mesmo no trem e no busão”, completou.

Em agosto, o professor Anderson Kazuo Nakano, do Instituto das Cidades da Unifesp, organizou um levantamento que cruzou dados da Pesquisa Origem-Destino 2017 com do Sistema de Informações sobre Mortalidade da Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura da capital.

A pesquisa mostrou que usar transporte público, trabalhar como profissional autônomo ou ser dona de casa eram características que mais colaboraram para as mortes por Covid-19.

O estudo mostrou que entre os dez bairros da capital com mais mortes pela doença, nove deles também lideraram o número de viagens por transporte público. O Grajaú, no extremo sul da capital, foi um dos exemplos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.