Descrição de chapéu trânsito

Ícone da cidade, avenida Paulista chega aos 129 anos bem avaliada e com decoração natalina

Em ano sem árvore de Natal no Ibirapuera, via terá uma de 10 metros e mais dez papais noéis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Completando 129 anos nesta terça-feira (8), a avenida Paulista é considerada ótima ou boa por 84% dos paulistanos, e é elogiada pela diversidade e movimento de pessoas, além dos projetos arquitetônicos e as atrações culturais.

No ano em que deixou de ser palco da corrida de São Silvestre e da festa de Réveillon, canceladas por causa da pandemia de Covid-19, a avenida vai ganhar um presente: uma decoração natalina.

Pesquisa realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), a pedido da Associação Paulista Viva (APV), queria descobrir por quais razões os frequentadores consideram a avenida como símbolo de São Paulo e qual é a cara da Paulista. Cerca de 1.200 pessoas foram ouvidas presencialmente, em outubro.

Movimentação na avenida Paulista durante o feriado de 7 de setembro - Bruno Santos/Folhapress

É elevado o índice de aprovação: 83% dos entrevistados declararam que a avenida Paulista é ótima ou boa. O índice aumenta quando se trata de pessoas que moram em outras cidades (86%) e é de 84% entre os moradores da capital. Já entre os que vivem nas redondezas, a avaliação de ótimo ou bom é um pouco menor, 79%.

Cerca de um terço dos entrevistados vai à Paulista aos domingos. Para quem mora nas proximidades, esse número chega a 52%. A grande maioria é a favor de fechar a avenida aos domingos para os carros (78%).

A diversidade e movimento de pessoas e as atrações culturais são os principais aspectos positivos da paulista, apontados por 60% dos entrevistados.

Segurança e desigualdade social, marcada principalmente pelas pessoas em situação de rua, são os principais problemas. Para 23% dos entrevistados, é a segurança o principal aspecto negativo e para 22% é a desigualdade. Já 19% das pessoas responderam “nada”.

A pesquisa também identificou as 13 categorias de atividades consideradas “a cara da Paulista”, como espaços culturais, comércio, hotelaria, instituições de ensino, entre outros. Por lá, circulam diariamente 1,2 milhão de pessoas.

Na avaliação das atrações culturais, o Masp (Museu de Arte de São Paulo) ganha disparado. Ele foi citado por 67% dos entrevistados. Em seguida, vem o Sesc (10%) e a Casa das Rosas (5%).

“A avenida Paulista é uma das únicas avenidas do país a reunir em um só lugar uma gama variada de equipamentos culturais, estabelecimentos comerciais, escritórios, faculdades, hospitais”, diz Lívio Giosa, da Associação Paulista Viva.

“Essa diversidade se expressa também no vai e vem de pessoas pertencentes aos mais variados grupos sociais. É uma avenida onde se concentra, ao mesmo tempo, o trabalho e o lazer."

DECORAÇÃO NATALINA

Neste ano, por conta da pandemia, a tradicional árvore de Natal do parque Ibirapuera foi transferida para a ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, na marginal Pinheiros, para evitar aglomerações e consequentemente a infecção por coronavírus. Ela tem 46 m de altura e pode ser vista a até 10 km de distância.

Depois de 12 anos sem circuito natalino na av. Paulista, uma árvore de 10 m será instalada na Praça dos Ciclistas, na esquina com a rua da Consolação. De estrutura metálica, terá laços vermelhos, 1.000 bolas douradas e vermelhas e iluminação de LED, em uma ação da APV, com patrocínio da Bauducco e apoio da Prefeitura de São Paulo.

Ela poderá ser vista a pé ou de carro entre a próxima quinta-feira (10) e o dia 6 de janeiro de 2021. Será instalada ainda uma iluminação nas árvores junto às grades do parque Trianon.

Também foram convidados dez artistas plásticos para pintar dez papais noéis, representados em diferentes situações (de pé, deitado, sentado), e que estarão espalhados ao longo da avenida de 2,7 km de extensão. A curadoria é do designer gráfico e ilustrador Elifas Andreato.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.