Luciano Hang protesta e causa aglomeração contra comércio fechado em cidade do RS

Dono da rede Havan liderou manifestação nesta sexta em Pelotas, cujas lojas estão fechadas para frear avanço da Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre

Com o aumento dos casos de Covid-19 e 91,3% de seus leitos totais de UTI ocupados, Pelotas, cidade gaúcha a 220 km de Porto Alegre, restringiu atividades não essenciais por cinco dias. A restrição está vigente desde o fim da última quinta-feira (10) e segue até as 6h de terça-feira (15).

Nesta última quinta,a cidade registrou 381 novos casos de Covid-19, incluindo um bebê com um mês de vida. No total, a cidade de 343.651 habitantes já soma 11.740 casos e 208 óbitos.

Mesmo com o avanço da doença em Pelotas e no Rio Grande do Sul, onde o governador Eduardo Leite (PSDB) proibiu as festas de final de ano, dezenas de pessoas protestaram nesta sexta-feira (11) contra o fechamento temporário do atendimento presencial de lojas.

O protesto foi liderado por Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, que viajou de avião de Santa Catarina até a cidade gaúcha para a manifestação. Dezenas de pessoas usavam camisetas da rede, o mesmo traje usado pelo proprietário.

O protesto ocorreu um dia após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) visitar o estado, onde minimizou os impactos da doença e falou em "finalzinho de pandemia", apesar dos números mostrarem o contrário.

“A prefeita fechou a cidade por cinco dias em pleno Natal. Imagina o pequeno comerciante que acreditou na política dizendo que não ia mais fechar, contratou mais gente, comprou mais produto, pagou o 13º, como é que fica?”, disse Hang, em um vídeo.

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), reeleita no pleito deste ano, compartilhou uma foto da aglomeração causada pelo protesto, em frente à prefeitura, acompanhada dos dizeres: “Alguém acha que dessa forma vai se conseguir vencer a pandemia?”.

Luciano Hang, o dono da Havan em protesto diante da prefeitura de Pelotas em razão de um decreto da prefeitura que colocou a cidade em lockdown por causa da Covid-19
Luciano Hang, o dono da Havan em protesto diante da prefeitura de Pelotas em razão de um decreto da prefeitura que colocou a cidade em lockdown por causa da Covid-19 - Rafael Freitas / Diário da Manhã de Pelotas

Hang também compartilhou um vídeo em que um morador da cidade ataca Mascarenhas, reclamando ter sido obrigado a votar nela, já que o candidato adversário era o petista Ivan Duarte.

“Em São Paulo não é que ganhou o Covas (PSDB). Perdeu o Boulos (PSOL). Lamentavelmente, às vezes, nas eleições, você não tem em quem votar”, comparou Hang.

O comércio, restaurantes e supermercados podem vender por tele-entrega, retirada de mercadorias no local e até drive-thru. A exceção é o domingo, dia em que as famílias gaúchas costumam se reunir para o tradicional churrasco.

Hang defendeu a manutenção dos empregos dos funcionários do comércio durante a pandemia. O empresário é investigado por sonegar milhões em contribuições previdenciárias.

O Sindilojas de Pelotas divulgou manifesto discordando do fechamento dos estabelecimentos comerciais. “Nosso segmento sempre cumpriu com rigor todos os protocolos de segurança e não pode arcar sozinho, mais uma vez, com um alto custo para a nossa economia, para um efeito e um resultado esperado que não ocorrerá”, afirmou a entidade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.