Descrição de chapéu Natal

Por causa da pandemia de Covid, árvore de Natal sai do Ibirapuera e vai para a ponte estaiada

Pandemia altera roteiro natalino em SP para evitar aglomerações; shoppings têm programação virtual

São Paulo

Não é somente no seio familiar que as festividades de final de ano serão diferentes, com menos beijos e abraços. A pandemia de Covid-19 impôs mudanças no roteiro natalino em São Paulo para evitar aglomerações e consequentemente a infecção pelo novo coronavírus.

Em 2020, algumas atrações mudaram de lugar. É o caso da tradicional árvore de Natal paulistana. Ela foi transferida do entorno do parque Ibirapuera para uma área particular na região da ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, na marginal Pinheiros, sentido Interlagos.

A inauguração, no dia 5 de dezembro, às 20h, só poderá ser acompanhada por live nas redes sociais da Coca-Cola FEMSA Brasil, patrocinadora da árvore desde 2014.

Árvore de Natal de São Paulo, patrocinada pela Coca-cola, montada perto da Ponte Estaiada, na zona sul
Árvore de Natal de São Paulo, patrocinada pela Coca-cola, montada perto da ponte estaiada, na zona sul - Zanone Fraissat - 1º.dez.2020/Folhapress

O evento terá show das cantoras Luísa Sonza e Lellê, que gravaram uma nova versão da música “Natal Vem Vindo, da Coca-Cola”.

A árvore, em processo de montagem, terá 46 m de altura e 17,65 m de diâmetro, com projeção 360° em alta resolução e exibição de laser que poderá ser vista a até 10 km de distância, além de estrela em movimento que integra o novo visual.

“A gente adora o Ibirapuera. Ele é um cartão-postal da cidade, mas é um lugar que gera aglomeração. Hoje a gente constrói uma árvore como presente para São Paulo, incentivando que seja vista de longe e que a própria inauguração aconteça por live sem a participação de pessoas”, explica Luciano Alves de Sá, gerente de publicidade, promoções e eventos da Coca-Cola FEMSA Brasil. A árvore será desmontada no dia 4 de janeiro.

O parque Ibirapuera (zona sul) terá um circuito formado por três conjuntos de árvores natalinas. Elas estarão posicionadas perto do Monumento à Bandeira e do portão 9.

Além disso, até 6 de janeiro, diariamente, a partir das 19h30, luzes e músicas natalinas darão um espetáculo de sincronização com a fonte.

A novidade desse ano é uma fábula com bichos, insetos e flores, que ganham vida na noite de Natal. O acesso à história é pelo QR Code localizado em placas próximos às árvores de Natal, que dá acesso a conteúdo lúdico hospedado no site.

Os paulistanos não encontrarão os corais natalinos ao longo da avenida Paulista, que também não será palco do tradicional Réveillon​. A festa foi cancelada devido à pandemia.

A Folha elencou alguns shoppings centers que também prepararam a ornamentação e os eventos de Natal, com foco no protocolo de proteção contra a Covid-19. As informações, dias e horários das atrações estão disponíveis nos sites dos estabelecimentos citados.

O Pátio Higienópolis (centro) ganhou uma árvore natalina de 25 metros no vão central e nas fachadas foram distribuídas 12 árvores de três metros de altura, cada uma iluminada por cerca de 14 mil LEDs.

As crianças poderão enviar suas cartinhas por meio do Instagram @patiohigienopolis e conversar com o bom velhinho virtualmente na cabine Noel (mediante agendamento).

Os shoppings Center 3 e Cidade de São Paulo, na avenida Paulista (Cerqueira César), convidam o paulistano a entrar no clima da noite especial.

No primeiro, a mensagem é a esperança. Cada canto do cenário principal, de frente para a avenida Paulista, traz adereços natalinos e letreiros com palavras como saúde, alegria, amizade e amor.

Outro destaque da cenografia é um campanário decorado com relógio para simbolizar a chegada do ano novo.

O Shopping Cidade de São Paulo oferece o Natal da imaginação, em que as crianças poderão interagir com o Papai Noel por videoconferência (mediante agendamento).

Da decoração fazem parte diversas árvores de Natal acompanhadas por painéis instagramáveis com imagens relacionadas ao tema e um trenó mágico. Em um dos elevadores, a cenografia simula um espaço natalino com efeitos.

O Iguatemi, na avenida Faria Lima (Pinheiros), traz a decoração tradicional na Praça do Relógio e o Papai Noel gigante na fachada.

A novidade deste ano é que as ações estão concentradas no ambiente digital. As interações com personagens natalinos ocorrem via site e por meio de QR Codes.

Tanto no Iguatemi como no JK Iguatemi as crianças poderão mandar mensagens ao Papai Noel pelo Instagram.

No JK Iguatemi, que traz na fachada um Papai Noel de bike, o contato com o bom velhinho será a partir desta quinta (3), por meio de uma cabine telefônica montada no Piso 2.

Com a temática “Neste Natal, seja o Papai Noel de alguém”, a rede de shopping center convida os clientes a participarem de uma corrente do bem. As doações poderão ser feitas através do aplicativo Iguatemi One ou pelo site. O valor arrecadado será destinado à Santa Casa, ao Projeto Ancora e aos institutos C e Reciclar.

A rua Normandia, em Moema (zona sul), que atraía pessoas de todas as regiões da cidade e até de municípios vizinhos em razão da decoração natalina, está fora do roteiro. Dois lojistas disseram à Folha que as festividades no local já haviam perdido força nos últimos anos.

“Um Sonho de Cidade” será o tema do Natal promovido pela Prefeitura de São Paulo entre os dias 11 a 23 de dezembro de 2020. As atividades acontecerão no Triângulo SP —recorte do Centro Histórico de São Paulo— e em outros locais históricos da cidade, como a Centro Cultural dos Correios, igrejas históricas, Mercado Municipal de São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo e Teatro Municipal Paulo Eiró, entre outros.

Todas as apresentações serão transmitidas pelas redes sociais, por meios dos canais no Facebook e YouTube da Secretaria Municipal de Turismo, com intérprete de Libras.

A programação completa e os locais com ornamentação estão no site da Prefeitura.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.