Descrição de chapéu Obituário Ely Macuxi (1961 - 2021)

Mortes: Defensor da causa indígena, viveu e contou histórias

Ely Macuxi destacou-se como incentivador e defensor incansável da educação escolar indígena de qualidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ely Macuxi era um contador de histórias. Nascido no interior do Amazonas mas registrado em Manaus, ficou conhecido entre os indígenas como o “irmão que falava bem”.

Professor concursado de História da rede pública de ensino em Manaus, escritor e palestrante, Ely tinha o dom da palavra e da escrita e construiu um acervo de artigos e outros gêneros de textos de autoria própria. É autor do livro “Ipaty, o Curumim da Selva”, que traz as lendas, os mitos, as tradições, os costumes e o cotidiano dos macuxi.

Graduado em Filosofia, tinha mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia e especialização em Gestão e Etnodesenvolvimento, ambos na Universidade Federal do Amazonas.

Ely Macuxi (1961-2021)
Ely Macuxi (1961-2021) - Arquivo pessoal

Segundo Luiz Gustavo de Souza, 32, um dos filhos, Ely se destacou como incentivador e defensor incansável da educação escolar indígena de qualidade, respeitando a cultura e os saberes tradicionais.

Atualmente, assessorava o Conselho de Educação Escolar Indígena do Amazonas, vinculado à Secretaria Estadual da Educação. Ely também fundou o Núcleo de Educação Escolar Indígena de Manaus.

Por ter sido Seminarista, educado na Paróquia de Santa Luzia, em Manaus, Ely era muito religioso. Lá conheceu a esposa, a professora Terezinha Souza e Souza, 64, que morava num internato de freiras. Casaram-se em dois anos. Em 2020, completaram 33 anos de união.

Homem da natureza, mantinha como hábito as caminhadas na mata e os banhos de rio. Aos domingos, a oração e o almoço ao lado da família eram sagrados.

Ely Macuxi morreu dia 21 de janeiro, aos 59 anos, por complicações da Covid-19. Deixa a esposa, cinco filhos e dois netos.

“Ele deixa para nós a capacidade de lutar e acreditar que a cultura indígena poderá ser respeitada como uma forma de vida não arcaica, mas atual”, afirma Luiz Gustavo.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.