Descrição de chapéu Coronavírus

Campinas adia para abril retorno às aulas presenciais na rede municipal

Escolas reabririam na próxima segunda; prefeitura credita adiamento a mudança no perfil das vítimas e a lotação de UTIs

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

Quatro dias antes da data prevista para o início, as aulas presenciais na rede municipal de Campinas foram adiadas para abril, devido à pandemia do novo coronavírus.

A retomada presencial deveria ocorrer na próxima segunda-feira (1º ), mas agora só ocorrerão, no mínimo, em 5 de abril. Até lá, as aulas seguirão de forma remota –como já ocorre desde o dia 8 de fevereiro, quando teve início o ano letivo.

Com 69.402 casos confirmados da Covid-19 e 1.857 mortes na cidade, a prefeitura decidiu nesta quinta-feira (25) pelo adiamento do início do ano letivo devido à mudança no perfil epidemiológico das vítimas da doença –há mais jovens sendo atingidos– e a ocupação de leitos exclusivos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para vítimas da doença está alta.

Além disso, a suspeita de circulação da nova cepa do coronavírus no município –a chamada variante de Manaus– e o grande impacto que o retorno às aulas provocaria na circulação de pessoas em toda a cidade contribuíram para a decisão do adiamento.

Nesta quinta-feira (25), a ocupação de leitos de UTI sob gestão municipal vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde) está em 97%. Na rede estadual, está em 63% e, na privada, 78%.

Embora anunciado nesta quinta, o adiamento das aulas presenciais começou a ser analisado, de acordo com a prefeitura, na segunda-feira (22), dia em que foram anunciadas novas medidas restritivas para Campinas pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos).

A cidade adotará até o dia 1º a fase vermelha, mais restritiva, do plano de combate à Covid-19, para tentar reduzir a incidência da doença.

Desde a última terça (23), somente serviços essenciais podem funcionar, como farmácias, supermercados, padarias, açougues, postos de combustíveis e hotéis.

Restaurantes, shopping centers, academias, clubes e salões de beleza terão de encerrar as atividades até as 21h, enquanto bares terão de fechar uma hora antes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.