Descrição de chapéu Coronavírus

Operação 'Entendeu? Inferno!' interdita 11 estabelecimentos em Pirassununga (SP)

Nome foi dado em alusão a vídeo do prefeito que viralizou ao criticar negacionistas da pandemia do novo coronavírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

O que era inicialmente apenas um desabafo devido à gravidade da pandemia do novo coronavírus viralizou em redes sociais e, agora, se transformou em nome de operação para tentar conter o avanço de casos da Covid-19 em Pirassununga, no interior paulista.

Batizada de “Entendeu? Inferno!”, a operação desencadeada no final de semana resultou na interdição de 11 estabelecimentos comerciais na cidade (a 211 km de São Paulo) entre as noites de sexta-feira (5) e domingo (7).

Um vídeo publicado na última terça (2) pelo prefeito de Pirassununga, o médico Dimas Urban (PSD), viralizou nas redes sociais nos dias seguintes devido, principalmente, ao encerramento de sua fala.

"Para de ser ignorante, pelo amor de Deus. O Covid está aí, e quem não acredita nele é porque é ignorante, ‘zóio’ tapado. Pelo amor de Deus, inferno”, disse o prefeito, que se levantou e encerrou a transmissão do vídeo de cerca de 15 minutos.

Município de 78 mil habitantes, Pirassununga está com hospitais lotados e registrou dez mortes por Covid-19 na última semana, segundo Paulo Tannús, secretário da Segurança Pública. Até sexta, a cidade teve 69 mortes e 4.287 casos do novo coronavírus.

“Demos esse nome em homenagem ao prefeito pelo vídeo, que viralizou até fora do país. Temos feito constantemente ações para conscientizar a população, mas como só na conscientização não tem dado certo, partimos para multas e fechamento do comércio”, afirmou.

homem de camisa de manga comprida gesticula com as duas mãos; ao fundo, bandeiras de São Paulo, do Brasil e de Pirassununga
O prefeito de Pirassununga, Dimas Urban (PSD), chamou os negacionistas da gravidade da pandemia da Covid-19 de ignorantes e 'zóio tapado' em vídeo - Reprodução/TV Folha

Foram notificadas nove pessoas que descumpriam o toque de recolher, imposto a partir das 20h e 11 estabelecimentos. Outros 11 estabelecimentos foram interditados e duas festas em ranchos às margens de um rio foram fechadas.

Tannús citou o caso de um supermercado que, interditado na noite de sábado (6), reabriu irregularmente as portas na manhã do dia seguinte e foi novamente fechado pela fiscalização.

“Lotado, sem controle algum, com pessoas sem máscaras em seu interior. Não existe mais notificação para comércio. Se descumprirem o decreto, o local é lacrado direto por sete dias e, na reincidência, é lacrado até o fim da pandemia, com o alvará cassado”, disse.

A operação vai durar até o próximo dia 19, mesma data do decreto do prefeito Urban sobre a pandemia.

No vídeo que batizou a operação de fiscalização, o prefeito demonstra irritação com negacionistas da pandemia, critica aglomerações formadas na cidade, explica as filas formadas para a vacinação e comenta as dificuldades para contratar profissionais de saúde.

De acordo com ele, a “maioria esmagadora” de casos recentes é de jovens que foram a bares ou festas.

“Gente, o que eu estou recebendo no Whatsapp, vendo no Facebook, de gente postando foto de bar lotado de gente, todo mundo sem máscaras, as mesas todas juntinhas. Escuta, ‘ah, mas a culpa é do prefeito, que não manda fiscalização’. Escuta aqui, a Guarda Municipal agora é a mamãe brava que vai lá e tem que dar um tapa no bumbum do bebê mal educado e teimoso para ele voltar para casa? Que negócio é esse?”, questionou o prefeito.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.