Morre policial baleado após dar tiros para o alto e contra colegas no Farol da Barra, em Salvador

Com farda da PM e rosto pintado de verde e amarelo, policial gritou palavras de ordem; governo afirma que policial estava em surto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

Um policial militar foi baleado, no início da noite deste domingo (28), após ter passado cerca de quatro horas dando tiros para o alto e gritando palavras de ordem no Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador (BA).

Ele foi atingido por tiros por volta das 18h30, após ter erguido um fuzil e disparado contra os colegas da PM que negociavam a sua rendição. O soldado chegou a ser socorrido por uma ambulância e levado para o Hospital Geral do Estado, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na noite deste domingo.

Nesta segunda-feira (29), o comandante da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho, afirmou que a PM só atirou contra o soldado após ter sido alvo de disparos de fuzil e lamentou o desfecho do caso: “A ocorrência teve um término que nós não gostaríamos”.

O soldado Wesley Soares era lotado no batalhão de polícia de Itacaré, cidade do sul da Bahia a 250 km de Salvador. Ele estava de serviço neste domingo, mas deixou o batalhão armado e, dirigindo o próprio carro, seguiu até Salvador.

Ele chegou ao Farol da Barra por volta das 14h e rompeu as barreiras que isolavam a região, subindo com o carro no canteiro. Em seguida, desceu do veículo e começou a disparar para o alto, provocando pânico entre moradores.

Policial dá tiros para o alto e grita palavras de ordem no Farol da Barra, em Salvador - Reprodução

O policial estava fardado, armado com um fuzil e uma pistola e com o rosto pintado de verde e amarelo. O governo baiano afirma que o soldado enfrentava um surto.

Em vídeos publicados por testemunhas nas redes sociais, o policial gritou palavras de protesto, falando em desonra e violação da dignidade dos policiais.

“Comunidade, venham testemunhar a honra ou a desonra do policial militar do estado da Bahia”, gritou o policial militar em um dos vídeos, logo após ter dado um tiro para o alto com uma pistola.

Em outro momento, ele grita: “Não vou deixar, não vou permitir que violem a dignidade e a honra do trabalhador”. A região do Farol da Barra foi isolada.

Em nota, o governo da Bahia afirmou que o policial estava em situação de “surto psicológico”.

Por volta das 18h30, após cerca de quatro horas de negociação, o policial atirou contra os colegas que conduziam a negociação, que revidaram. O soldado foi socorrido por uma ambulância e levado para o Hospital Geral do Estado, onde morreu horas depois.

O governo da Bahia informou que o policial disparou com um fuzil contra equipes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), que revidaram. "Após pelo menos 10 tiros [do policial contra as equipes da PM], o soldado foi neutralizado", diz a nota.

Ainda segundo o governo baiano, o soldado "alternava momentos de lucidez com acessos de raiva, acompanhados de disparos". E chegou a iniciar uma contagem regressiva antes de começar a atirar contra os colegas.

"Os nossos objetivos primordiais são preservar vidas e aplicar a lei. Buscamos, utilizando técnicas internacionais de negociação, impedir um confronto, mas o militar atacou as nossas equipes. Além de colocar em risco os militares, estávamos em uma área residencial, expondo também os moradores", afirmou o comandante do Bope, major Clédson Conceição.

Durante a ocorrência, policiais chegaram a ameçar jornalistas que trabalhavam na cobertura do caso em ruas do entorno do Farol da Barra. Um policial chegou a dar tiros para o alto para afastar a imprensa. Nesta segunda-feira, o comandante da PM, coronel Paulo Coutinho, disse lamentar o episódio e pediu desculpas.

Um inquérito policial militar foi instalado para apurar as circunstâncias da morte do soldado. Policiais ligados à Aspra, associação que representa soldados e praças, fizeram uma manifestação no Farol da Barra na manhã desta segunda e criticaram a morte do policial.

Líder da associação, o deputado estadual Soldado Prisco (PSC), que já liderou greves da PM na Bahia em 2012 e 2014, conclamou os policiais a aderirem a um novo motim. Nesta segunda-feira, contudo, afirmou que os policiais vão protestar pacificamente e que uma possível greve está descartada.

O comandante da PM também descartou uma possível paralisação dos policiais: “Não há possibilidade de greve. Prestamos um serviço extremamente essencial para a comunidade”, afirmou.

O deputado estadual Soldado Prisco defendeu o soldado Wesley Soares e classificou a morte do soldado como um “brutal assassinato”. Ele afirmou que o policial era um soldado exemplar e disse que ele vinha sofrendo perseguições em seu batalhão, o que o comando da PM nega.

Para o deputado Prisco, o soldado – que estava armado com uma pistola e um fuzil – fez uma manifestação pacífica.

“Ele em nenhum momento ameaçou alguém, atirou contra alguém” disse o deputado. Vídeos gravados por emissoras de TV da Bahia, contudo, flagraram o momento em que o soldado atira contra os colegas. ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.