Incêndio atinge reitoria da UFRJ

Não houve feridos e ainda não se sabe se houve perda de documentos importantes da instituição, no Rio de Janeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Um incêndio atingiu as instalações da reitoria da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) na manhã desta terça-feira (20). O fogo atingiu o setor de procuradoria da universidade, além do núcleo de documentação da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo). Não houve feridos.

Segundo nota da reitoria, o incêndio começou às 11h. Uma investigação preliminar apontou que o fogo teve origem em um aparelho de ar-condicionado. A reitoria afirmou que abrirá sindicância para apurar o incidente.

Segundo Guilherme Lassance, vice-diretor da FAU, ainda não se sabe se houve perda de documentos, já que o Corpo de Bombeiros não liberou o acesso às salas. “Pelo que sabemos até agora, a sala principal do acervo não foi afetada”, afirma.

Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Documentação da FAU, Andres Passaro afirmou que, em um vídeo feito por bombeiros no interior do prédio, é possível ver que a sala de reserva técnica, que guarda documentos mais antigos, escapou das chamas.

No entanto, a água usada para conter o incêndio pode ter danificado documentos na sala de restauro, onde havia sobre as mesas peças do arquiteto Archimedes Memória (1893-1960). Ele projetou, entre outros prédios, o Palácio Tiradentes e o Palácio Pedro Ernesto, onde hoje funcionam respectivamente a Assembleia Legislativa e a Câmara de Vereadores do Rio.

Segundo Passaros, a FAU guarda cerca de 200 mil documentos arquitetônicos, como mapas, maquetes, pranchas e fotos, alguns de valor histórico para a arquitetura do país, como coleções de Roberto Burle Marx, Affonso Eduardo Reidy e Marcos Konder.

A UFRJ afirmou que já existe um projeto básico para prevenção e combate a incêndios, elaborado pelo Escritório Técnico da Universidade, que aguarda orçamento do governo federal para aplicação.

Em 2018, um incêndio de grandes proporções atingiu o Museu Nacional da quinta da Boa Vista, no Rio. O fogo destruiu 17 das 37 coleções que reuniam obras e peças​ ao longo de dois séculos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.