Minhocão passa a ter mobiliário aos fins de semana

Bancos e tablados instalados a partir deste sábado (1º) serão retirados em dias úteis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A partir deste sábado (1º) quem passar pelo Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, no centro de São Paulo, nos trechos acima do terminal Amaral Gurgel e da praça Marechal Deodoro, encontrará um mobiliário com bancos e tablados de madeira aos fins de semana.

Os móveis serão instalados às sexta-feiras, após as 20h. Ao todo, são 20 praticáveis (similar a um palco), 5 tablados e 3 arquibancadas, todos modulares.

De acordo com a secretaria municipal de Urbanismo e Licenciamento, a intervenção urbana, composta em sua maioria por assentos de madeira, será realizada em caráter experimental, somente aos sábados e domingos, com o objetivo de oferecer mais segurança e acessibilidade a quem frequenta a região.

Em dias de semana, a via seguirá aberta ao tráfego de veículos.

Além do mobiliário, a secretaria afirma que irá abrir dois novos centros abertos (com bancos, mesas de piquenique, brinquedos e equipamentos de ginástica) embaixo do Minhocão, ligados por meio de escadas à parte de cima do Elevado.

Bancos e tablados instalados no Minhocão, no centro de São Paulo, aos fins de semana - Nelson Antoine -1.mai.21/Folhapress

A iniciativa se enquadra no chamado chamado urbanismo tático, no qual espaços urbanos são repensados para facilitar a circulação de pessoas e integrar o espaço público à rotina de grandes cidades. Em geral, as intervenções desse tipo são reversíveis e de baixo custo.

O custo informado pela secretaria para a implantação do mobiliário nas partes superior e inferior do Minhocão é de R$ 1,8 milhão. Os móveis de madeira podem ser dispostos de diversas formas no espaço público.

Segundo a nota divulgada pela secretaria de urbanismo paulistana, qualificar cada vez mais os espaços urbanos "é um dever dos gestores públicos diante da mais grave crise sanitária".

Nesta sexta-feira (30), foram registrados em todo o país 404.287 óbitos pela Covid-19 e o número de pessoas infectadas chegou a 14.665.905.

A secretaria municipal da Saúde irá promover no Minhocão neste sábado (1º) e no domingo (2) uma ação educativa de prevenção à Covid-19, com oferta de álcool em gel e distribuição de máscaras.

O Minhocão fica aberto aos pedestres somente aos sábados e domingos, das 8h às 19h. Para veículos, o tráfego é liberado de segunda-feira a sexta-feira das 9h às 20h.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.