Descrição de chapéu Obituário Roberto Machado (1942 - 2021)

Mortes: Contribuiu para a formação e a pesquisa em Filosofia no país

Roberto Machado era filósofo, professor e escritor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Autêntico, generoso, um pensador original que deixou grande legado à filosofia. Professor inesquecível, elegante, gentil e humilde ao compartilhar seus conhecimentos.

Assim os ex-alunos, amigos e admiradores se lembraram de Roberto nas redes sociais ao receberem a notícia de sua morte, ocorrida no dia 19 de maio, aos 79 anos.

Pernambucano de nascença e carioca de coração, Roberto Machado foi um mestre na interpretação da filosofia de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Friedrich Nietzsche. Formou alunos e leitores.

Roberto Machado (1942-2021)
Roberto Machado (1942-2021) - Reprodução/Facebook Meu professor de Filosofia

Ao ser questionado sobre suas escolhas filosóficas, afirmou: “Se fui, por exemplo, tocado pela crítica da religião de Marx, pela teoria do niilismo de Nietzsche, pela noção de poder em Foucault ou pelo conceito de diferença em Deleuze foi pela possibilidade que isso trazia de criticar o mundo em que vivemos e pensar formas alternativas de vida. E, se vocês observarem os livros que escrevi sobre filósofos, verão que todos eles pretendem salientar como a maneira de pensar desses filósofos pode contribuir para que se pense e viva melhor”.

Formado em Filosofia na Universidade Católica de Pernambuco, fez o mestrado e o doutorado na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica. Foi ouvinte na Universidade de Heidelberg e estagiou no Collège de France, sob orientação de Foucault.

Professor com passagem por três instituições no Rio de Janeiro e uma na Paraíba, Roberto também se destacou como escritor. Entre as obras estão “Zaratustra, Tragédia Nietzschiana”, “Nietzsche e a Verdade” e “Foucault, a Filosofia e a Literatura”.

A causa da morte de Roberto Machado não foi divulgada.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.