Descrição de chapéu Obituário Milton Coelho da Graça (1930 - 2021)

Mortes: Extrovertido, ferino, capaz de solidariedade extrema

Jornalista Milton Coelho da Graça trabalhou em diversas publicações; chegou a ser preso e torturado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Juca Kfouri
São Paulo

Meados dos anos 1970, no domingo haveria um Fla-Flu decisivo e a revista semanal de futebol Placar preparava a capa para anunciar o jogo.

Comandada pelo carioca da Gamboa Milton Coelho da Graça, a redação inteira repudiou a manchete proposta por ele: “Quem tem, (um coração dividido entre as cores dos dois clubes) tem medo”.

Imediatamente pegou o telefone e ligou para a mulher, não sem antes classificar seus subordinados ou, no caso, insubordinados, como “suíços”: “Ledinha, quero fazer uma capa com coração tricolor e rubro-negro e a chamada ‘Quem tem, tem medo’, o que você acha?”. Segundos depois, explodiu: “Ah, Ledinha, você estudou no Colégio Sion”.

E mandou fazer a capa exatamente como queria.

Extrovertido, ferino, capaz de solidariedade extrema, brigar com ele era péssimo negócio. Se aceitasse a briga, pobre do oponente. Se não aceitasse, infernizaria a vida do desafiante até que este gargalhasse e o desculpasse.

O jornalista Milton Coelho da Graca, durante lançamento de livro (08/08/2014) - Bruno Poletti/folhapress

Preso por nove meses e torturado a ponto de perder todos os dentes, em 1964, quando dirigia a Última Hora, de Samuel Wainer, em defesa do governador Miguel Arraes, voltou a cumprir pena durante seis meses em São Paulo, em 1976, quando, já diretor de revistas da Editora Abril, fazia e distribuía o jornal mimeografado “Notícias Censuradas”.

Então, enquanto cumpria pena, convencia seus algozes de que precisava ir ao Hospital das Clínicas e levava os carcereiros ao tradicional restaurante Presidente, no Brás, onde com eles dividia bacalhoadas e as encomendava para levar aos demais presos, com a promessa de pagar quando voltasse à vida de freguês tradicional.

Membro do Partido Comunista Brasileiro, dirigiu também as revistas Intervalo e Realidade, criou títulos para a Rio Gráfica Editora, do Grupo Globo, e foi redator-chefe do jornal O Globo, além de diretor de Istoé e correspondente da Gazeta Mercantil, em Nova York.

Formado em Direito e Economia pela Universidade Federal do Rio, contava que a sinuca o sustentou nos tempos de estudante e permitiu que fosse capaz de escrever sobre qualquer tema.

Milton Coelho, morreu de Covid-19, deixa viúva Leda Ebert, três filhos Djamila, Flávio e Guilherme e cinco netos: Moya, André, Isabel, Clara e Pedro Ivo.

Deixa, também, órfã, uma geração de jornalistas formada por ele.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.