Descrição de chapéu Folhajus

Bandidos não pagam aluguel, e túnel para banco é descoberto em Minas

Escavação em Poços de Caldas tinha cerca de 40 metros de extensão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

Um túnel de aproximadamente 40 metros de comprimento que poderia ser usado para roubo a bancos foi descoberto no centro de Poços de Caldas, município no sul de Minas Gerais.

A escavação teve início com uma abertura feita no piso de um imóvel comercial alugado que fica em quarteirão onde estão localizadas uma agência da Caixa e uma do Banco do Brasil.

O buraco que dá para o túnel foi descoberto nesta segunda-feira (21) depois que um oficial de Justiça esteve no local para fazer notificação pelo não pagamento do aluguel. O uso de túneis em imóveis vizinhos para assaltos se tornou conhecido nacionalmente no roubo ao Banco Central de Fortaleza, em 2005.

buraco em chão branco
Abertura feita no piso de imóvel no centro de Poços de Caldas (MG) que dava acesso a túnel - Polícia Civil em Poços de Caldas

Ninguém foi encontrado no imóvel, e a Polícia Militar foi chamada. A porta foi arrombada. O buraco que dava para o túnel estava em um dos cômodos nos fundos do imóvel.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para inspecionar a obra. "Perto do buraco havia pás e cavadeiras. O túnel tinha cerca de 40 metros e era bem estruturado. Tinha escoras", conta o tenente Evandro Marcio Pereira.

O oficial disse ainda que o túnel não era alto, que em partes era necessário rastejar para se locomover dentro da estrutura e que parecia seguir para as agências bancárias.

A escavação não chegou a alcançar as agências. Até esta terça-feira (22) ninguém havia sido preso. A Polícia Civil apura para que o túnel seria utilizado e o que pode ter levado à paralisação da construção. A funcionária de uma loja próxima ao imóvel disse à reportagem que o local estava sem movimento havia pelo menos cinco meses.

Segundo a delegada Juliane Emiko Hissanaga Quaggio, responsável pelas investigações, a Polícia Civil iria novamente ao local nesta terça em busca de mais provas.

A escavação no centro de Poços de Caldas não é a primeira descoberta na cidade. "No dia 31 de maio foi registrado outro caso semelhante, não na área central, onde autores construíram um túnel de aproximadamente cinco metros quadrados", afirma a delegada em vídeo à imprensa.

"Esses dois túneis foram feitos aparentemente pela mesma quadrilha, ou pelas mesmas pessoas", acrescentou.

Na região em que foi construído o primeiro túnel não havia agências bancárias, conforme a Polícia Civil.

A polícia não informou quem alugava o imóvel, durante quanto tempo e quando o pagamento pela locação deixou de ocorrer. O objetivo, diz, é não atrapalhar as investigações. A reportagem não conseguiu contato com o proprietário do imóvel.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.