Boi é flagrado nadando em praia do litoral catarinense; suspeita é de maus-tratos

Associação recebeu mais de 15 denúncias sobre a farra do boi, proibida pelo STF há mais de 20 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Imagens que circularam no último fim de semana nas redes sociais mostram um boi nadando em Porto Belo, cidade do litoral norte catarinense. Segundo o GOR (Grupo de Operações e Resgate), associação que atua no combate aos maus-tratos contra animais na região, o bicho estava sendo perseguido durante uma farra do boi no município.

Considerada inconstitucional e proibida pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em 1997, a prática consiste em soltar o boi em uma área aberta, no meio de uma multidão, que tenta, usando paus, chicotes e objetos cortantes, vencer o animal pelo cansaço ou feri-lo até a morte.

Segundo a decisão do Supremo, tomada com base em ação impetrada por entidades de proteção a animais, a prática é cruel com os animais e coloca em risco a integridade física dos participantes.

Boi é flagrado nadando em praia do litoral catarinense - Reprodução

Presidente do GOR, Pedro Henrique da Silva diz que o animal chegou à cidade na última quinta-feira (27) e desde então tem sido maltratado.

Um pouco antes de o vídeo começar a circular, segundo ele, a associação recebeu denúncias informando que os farristas haviam deixado o boi cair na água. "Estavam tentando cercá-lo com os barcos para retirá-lo e escondê-lo novamente na mata", afirmou.

Silva diz, ainda, que a associação recebeu mais de 15 denúncias contra o grupo. "Quando a equipe vai ao local, eles escondem o animal. Só conseguimos capturar quando está na via. Na área de mata não conseguimos saber exatamente onde escondem", afirma.

De acordo com ele, serão realizadas operações nos próximos dias para localizar o boi. A Polícia Civil investiga o caso.

Segundo a lei 9.605, é crime "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos". A pena é de três meses a um ano de prisão e multa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.