Folha erra ao publicar reportagem com trechos idênticos a texto do site Brasil de Fato

Um terço de seu conteúdo trazia mesmas frases e encadeamentos que texto de concorrente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha errou ao publicar, no texto "Morte de arquiteto em SP é registrada como suicídio, mas amigos pedem investigação por homicídio", assinado pela jornalista Thaiza Pauluze, trechos idênticos a alguns da reportagem "PM diz que arquiteto negro se suicidou em SP, mas amigos querem investigação da morte", do site Brasil de Fato.

Apesar de ter feito apuração própria a respeito do caso, a reportagem da Folha, no ar desde as 21h30 do dia 1º de junho, trazia em um terço de seu conteúdo as mesmas frases e encadeamentos que aparecem no texto do Brasil de Fato, que foi publicado às 17h40 do mesmo dia e é assinado por Igor Carvalho. Entre as frases semelhantes ou idênticas, não foi computada a nota emitida pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.

O autor apontou as semelhanças em seu perfil no Twitter no último dia 2.

"O DIA QUE O BRASIL DE FATO PUBLICOU NA FOLHA DE SP. No domingo (30) e segunda (31), apurei a notícia da trágica morte do Macalé. na terça (1), 17h40, publiquei meu texto no @brasildefato, após falar com várias fontes e remontar as últimas horas de vida do Macalé", escreveu ele.

"Às 21h30, a @folha publicou uma matéria sobre a morte do Macalé. Para minha surpresa, um plágio do texto do Brasil de Fato. parágrafos inteiros copiados. SEM UMA ÚNICA CITAÇÃO AO BRASIL DE FATO, OU MESMO LINK PARA A MATÉRIA ORIGINAL", publicou Carvalho no Twitter.

O caso também chegou via ombudsman à Redação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.