Descrição de chapéu Rio de Janeiro

Grávida morre após ser baleada em tiroteio no Rio de Janeiro

Moradores fizeram protesto e fecharam via após a morte da modelo e designer de interiores Kathlen Romeu, 24

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Uma mulher grávida morreu na tarde desta terça (8) após ser baleada durante um tiroteio entre policiais militares e criminosos na comunidade do Lins, na zona norte do Rio de Janeiro. A designer de interiores Kathlen de Oliveira Romeu, 24, chegou a ser levada ao hospital, mas faleceu logo em seguida.

Segundo a versão da Polícia Militar, agentes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da região foram atacados a tiros num local conhecido como Beco da 14. Houve confronto e, "após cessarem os disparos, os militares encontraram uma mulher ferida". Ainda de acordo com a corporação, foram apreendidos um carregador de fuzil, munições de calibre 9 mm e "material entorpecente a ser contabilizado".

Kathlen de Oliveira Romeu, 24, que estava grávida, morreu após ser baleada durante tiroteio na comunidade do Lins, na zona norte do Rio - @eukathlenromeu no Instagram

A PM afirmou também que o local da morte foi preservado, a perícia foi acionada e a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) vai averiguar as circunstâncias do ocorrido em paralelo à investigação da Delegacia de Homicídios da Capital.

Procurada, a Polícia Civil informou que "testemunhas serão ouvidas e diligências serão realizadas para esclarecer todos os fatos e identificar de onde partiu o tiro que atingiu a vítima".

Após a morte, moradores fizeram um protesto fechando a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, que liga as zonas oeste e norte do Rio. Eles levaram faixas com escritos como "Lins pede paz" e atearam fogo em objetos. Equipes da PM acompanharam o ato junto ao Corpo de Bombeiros e à Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana).

Ao jornal Voz das Comunidades uma moradora identificada como Érica contou que Kathlen Romeu, que era negra, não morava na favela e estava indo visitar parentes. "Ela estava entrando na rua Cabuçu para visitar parentes dela, os policiais entraram atirando", disse ela.

"Ela estava grávida, ela era modelo. Os polícia [sic] entra na favela assim, diariamente, atirando. Eles não querem saber se tem morador, se tem criança. A gente não tem direito de ir e vir. Nem todo mundo que está na favela é bandido", criticou.

Kathlen foi ao menos a 15ª grávida baleada na região metropolitana do Rio desde 2017, segundo a plataforma colaborativa Fogo Cruzado, sendo que oito delas morreram. Do total, quatro foram atingidas quando ocorriam ações policiais.

A jovem estava grávida havia cerca de 14 semanas, conforme anunciou nas redes sociais. "Estou me descobrindo como mãe e fico assustada pensando em como vai ser... Dou risada, choro e tenho medo. Um misto de sentimentos. Talvez os mais doidos do mundo, mas vou dar risada lá na frente disso tudo... Obrigada Senhor por abençoar meu ventre e me permitir gerar o amor da minha vida!", escreveu.

Ela se identificava como designer de interiores e trabalhava como modelo e vendedora da loja de roupas Farm. Sua última postagem foi uma foto segurando a barriga, com a legenda “Bom dia, neném”. O bebê se chamaria Maya ou Zayon.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.