Descrição de chapéu Obituário Roberto Duarte Rosalino (1950 - 2021)

Mortes: Missionário claretiano, lutou pela educação católica

O padre Roberto Duarte Rosalino morreu aos 70 anos, vítima da Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os moradores de Santa Cecília, em São Paulo, foram surpreendidos pelo som dos sinos da Paróquia Imaculado Coração de Maria, na terça-feira (25) à noite, um horário em que eles não costumam badalar.

Era uma homenagem ao padre Roberto Duarte Rosalino, 70, que acabara de morrer vítima de complicações da Covid-19. Ele estava internado desde o dia 16 de maio em um hospital da capital.

Missionário claretiano, o padre nascido em Araçatuba (SP) era formado em filosofia e teologia e especialista em espiritualidade e orientação espiritual. Em fevereiro, havia completado 50 anos de vida religiosa.

A trajetória dele foi marcada pela formação de novos missionários em várias regiões do Brasil. Morou em comunidades claretianas localizadas em Esteio (RS), Clevelandia (PR), Londrina (PR), Contagem (MG) e São Paulo.

A congregação religiosa católica fundada por Antônio Maria Claret, em 1849, na Espanha, está há 125 anos no Brasil, com forte atuação educacional.

Padre em frente a símbolo dos claretianos
O padre Roberto Duarte Rosalino tinha 50 anos de vida religiosa - Reprodução/Facebook

Rosalino era diretor administrativo do Claretiano, tradicional colégio localizado ao lado da Paróquia Imaculado Coração de Maria.

Sua grande causa era a educação. Fazia parte da diretoria da Anec (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil) e exercia a função de segundo tesoureiro.

"Lutou pela educação católica e pelo bem das escolas e universidades confessionais do nosso país", lamentou a Anec, em comunicado sobre a morte.

Vários colégios católicos declararam luto e prestaram homenagens ao religioso, definido como um homem alegre e comunicativo. Pais, professores e alunos também lembraram, nas redes sociais, da presença dele nos eventos escolares e em visitas simpáticas às salas de aula.

O sacerdote foi sepultado na quarta-feira (26), no cemitério da Irmandade do Santíssimo Sacramento, no Sumaré, onde são enterrados padres, monsenhores e cônegos. Em uma cerimônia restrita, alguns familiares, amigos e religiosos cantaram uma canção católica para a despedida.

"Sempre lembraremos dele com muito carinho, da sua risada e do seu comprometimento com todos", afirmou a sobrinha, Angélica Rosalino Spironelli.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.