Osmar Terra publica mensagem de pesar pelas 500 mil mortes por Covid

Referência entre bolsonaristas, o deputado federal havia dito que a pandemia causaria 2.000 óbitos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) publicou no Twitter uma mensagem de pesar pelas 500 mil mortes por Covid-19, número 250 vezes maior do que ele havia previsto em março do ano passado, quando afirmou que a pandemia causaria 2.000 óbitos. À época, ele disse que a previsão poderia desmoralizá-lo.

No tuíte, publicado na manhã deste domingo (20), Terra diz que perdeu pessoas queridas e lembra que ele mesmo esteve internado em uma UTI por causa do coronavírus.

"Nessa trágica pandemia perdi pessoas queridas e estive numa UTI. A minha solidariedade a todos que tiveram perdas. São 500 mil no Brasil e 3,8 mi no mundo. Que a gente reflita sobre nossa fragilidade diante das forças da natureza e aprenda a enfrentá-las melhor, agora e no futuro."

Médico, Terra é um dos conselheiros do presidente Jair Bolsonaro para assuntos sobre a pandemia. Ele virou referência entre bolsonaristas ao publicar mensagens e vídeos contra o distanciamento social e que minimizam a pandemia.

Em uma delas, de outubro, ele usa dados imprecisos para colocar em cheque a eficácia de medidas de distanciamento, como o lockdown. Em outro tuíte enganoso, publicado no mesmo mês, Terra diz que "não há registro histórico de pandemia de um novo vírus que termina com vacina! Isso só acontece com a imunidade de rebanho”.

O presidente Jair Bolsonaro ao lado do ex-ministro Osmar Terra, o terceiro da esquerda para a direita, durante reunião com especialistas em saúde para discutir a Covid-19, em setembro de 2020 - (Foto: Reprodução Facebook/Jair Bolsonaro)

O ex-ministro da Cidadania é apontado como um dos membros do gabinete paralelo. Segundo registros, ele esteve presente em 11 reuniões do grupo. Terra foi convocado para depor na CPI da Covid nesta semana e deve falar à comissão na terça-feira (22).

Para Otto Alencar (PSD-BA), um dos membros da CPI, Osmar Terra "foi o grande defensor da imunidade de rebanho. As previsões deles foram todas incorretas e ele chegou a orientar [o ex-ministro Eduardo] Pazuello".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.